Durante palestra-debate promovida nesta segunda-feira (16) pelo Lide, no Lago Sul, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou as principais ações do Governo do DF (GDF) voltadas para a mobilidade urbana sustentável, com foco na expansão do uso de veículos elétricos e híbridos. O encontro reuniu lideranças políticas e empresariais para discutir o futuro da eletromobilidade no Brasil e teve como palestrante o vice-presidente sênior da montadora chinesa BYD Auto no país, Alexandre Baldy.
Ibaneis lembrou que, desde 2021, o DF isenta do pagamento de IPVA os proprietários de veículos elétricos e híbridos, o que, segundo ele, contribuiu para multiplicar por mais de dez vezes a venda desses automóveis na capital. “Nós temos avançado muito nessa pauta de descarbonização. Um dos melhores meios é exatamente através da utilização de veículos híbridos e elétricos”, afirmou.
De acordo com dados do GDF, a frota de carros eletrificados no DF já supera 32 mil unidades, em meio a um total de 1,2 milhão de veículos. Em 2022, foram vendidos 4.612 híbridos e 895 elétricos. Em 2024, os números saltaram para 18.950 e 9.495, respectivamente. Neste ano, já foram comercializados 12.276 híbridos e 5.927 elétricos. Atualmente, o DF conta com cerca de 130 eletropostos.
Entre as medidas anunciadas, Ibaneis destacou a implementação de 90 ônibus elétricos no transporte público até o fim do ano. “Todos os ônibus que vão percorrer as ruas do Plano Piloto serão elétricos, e o objetivo é que, gradualmente, toda a frota do DF seja eletrificada”, explicou.
O governador também anunciou uma linha de crédito específica para taxistas adquirirem veículos elétricos. O programa oferecerá condições facilitadas, como três meses de carência, taxa de juros de 1,75% ao mês e prazo de pagamento de até oito anos. “Queremos permitir que todos os mais de 3,4 mil taxistas do DF possam trocar seus carros por modelos elétricos”, declarou. Segundo ele, o GDF avalia estender a isenção do IPVA também a motoristas de aplicativos.
As iniciativas têm atraído investidores. O grupo de concessionárias Primavia confirmou aporte de R$ 45 milhões em cinco novas operações no DF em 2025, incluindo três lojas da marca Omoda & Jaecoo, recém-chegada ao Brasil, com previsão de 220 novos empregos. Já a BYD pretende investir R$ 5,5 bilhões no país e estuda instalar operações para baterias e peças no Distrito Federal.
Durante a palestra, Alexandre Baldy elogiou o protagonismo do DF nas políticas de eletrificação veicular. “Brasília está exatamente nesse papel de mudança tecnológica e ambiental. Reduziu drasticamente a emissão de poluentes nos últimos anos”, afirmou. Ele ressaltou que sete em cada dez carros elétricos vendidos no Brasil são da BYD.
O evento foi organizado pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, fundado no Brasil em 2003 e presidido em Brasília pelo empresário Paulo Octávio. Segundo ele, o DF desponta como um dos estados que mais incentivam a mobilidade limpa. “Esse é um avanço enorme tanto para a economia quanto para a preservação ambiental”, concluiu.








