Para recepcionar as delegações de 40 países que estarão em Brasília para o Campeonato Mundial de Marcha Atlética em abril de 2026, representantes do Comitê Organizador Local do Campeonato Mundial de Marcha Atlética, da Federação de Atletismo do Distrito Federal, da Confederação Brasileira de Atletismo e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal estão convocando voluntários bilíngues com domínio do inglês, a língua oficial do evento, para uma primeira reunião marcada para o próximo sábado, 6 de setembro, na Casa Thomas Jefferson, na 706 Sul, que está à frente do programa de voluntariado.
Pessoas a partir de 16 anos, com nível intermediário ou avançado de inglês, podem participar acompanhando atletas e equipes técnicas durante as atividades oficiais. É uma oportunidade única de praticar o inglês em situações reais, viver uma experiência internacional sem sair de Brasília e enriquecer o currículo, especialmente para quem sonha em estudar fora ou busca boas oportunidades no mercado de trabalho.
Os interessados podem participar de uma reunião informativa com a organização e atletas brasileiros de marcha atlética onde serão explicados todos os detalhes de como funciona o trabalho voluntário. O encontro será no próximo sábado, 6 de setembro, de 10 às 12h, no auditório da Casa Thomas Jefferson, na 706 Sul. A inscrição para a reunião pode ser feita pelo link https://bit.ly/4fVQiuc.
Campeonato Mundial de Marcha Atlética
O Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes 2026 será realizado no dia 12 de abril de 2026 em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, cartão postal da capital federal, com o slogan “Brasília, ready to walk with the world”, em português: “Brasília, pronta para marchar com o mundo”.
A candidatura brasileira superou outras duas concorrentes: Samborondón, no Equador, e Varsóvia, na Polônia. A decisão, tomada pelo Conselho Mundial de Atletismo, já foi comunicada oficialmente à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
“É mais um evento esportivo que traz os olhos do mundo para o nosso país e nossos atletas. São grandes competições que, além de impulsionarem o nosso esporte, atraem turistas para o Brasil”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca.
Esta será a terceira vez que o Brasil sediará um campeonato mundial da World Athletics. Em 1998, Manaus recebeu o Mundial de Revezamento de Rua e, em 2008, o Rio de Janeiro organizou o Mundial de Meia Maratona.
Brasília é um celeiro de atletas da marcha atlética. Três marchadores que disputaram os Jogos Olímpicos de Paris 2024 são da capital: o medalhista Caio Bonfim e os atletas Gabriela Muniz e Max Batista. Em entrevista à Confederação Brasileira de Atletismo, Caio Bomfim destaca a importância da oportunidade de competir em casa. “Esse mundial pode trazer um legado muito grande para a nossa marcha atlética brasileira e você fazer parte disso tudo é muita alegria. É mais que especial ser na minha casa, porque tem todo esse significado, o significado pessoal de carreira, e de ver a comunidade esportiva brasileira apoiando para fazer isso acontecer”, comemora o medalhista olímpico.
Serviço:
Reunião informativa para voluntariado no Campeonato Mundial de Marcha Atlética
Data: Sábado, 6 de setembro de 2025
Horário: 10 às 12h
Local: Auditório da Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Sul
Fonte: José Marcelo Santos