Deslocamento humano, transmissão de cultura e afeto permeiam a nova obra “A pipa e o piá”, do renomado escritor Volnei Canônica. O livro será lançado neste sábado, 6 de setembro, às 16h, na Livraria Circular (113 Norte). Livre para todos os públicos.
A produção literária que leva também a ilustração de Daniel Kondo nasceu da fotografia de uma criança empinando pipa e do desejo de Volnei de contar uma história que acolhesse as infâncias de quem precisa deixar a terra natal e começar uma nova vida. A pipa que atravessa o céu conecta países, culturas e gerações.
O texto, repleto da poesia de Volnei Canônica -premiado escritor para infância – e das ilustrações do também premiado Daniel Kondo, transforma o livro em um convite para voar além dos limites impostos. “Os limites territoriais são dados pela natureza, não pelos seres humanos, que podem burlá-los com um avião, um navio, uma ponte. As pipas são como as aves prontas para migrar. Que o ser humano também tenha esse direito. Afinal, o mundo é morada de todos!”, exclama o autor, Volnei Canônica.
Na ilustração e no projeto gráfico, Kondo revela: “Foi um trabalho delicado, como é acompanhar uma conversa entre pai e filho — feita de pausas, escutas e gestos — temas que, como o traço, exigem precisão, mas também espaço para o que não se diz.”
Sobre os artistas-
Volnei Canônica – Gaúcho de Caxias do Sul, é produtor cultural, diretor de teatro, escritor, presidente do Instituto de Leitura Quindim, ex-secretário executivo e ex-diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. Formado em Comunicação Social – Relações Públicas, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil e em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo. Possui cinco livros publicados e suas obras já receberam diversos prêmios, como: Prêmio Sylvia Orthof – Melhor Livro Infantil da Fundação Biblioteca Nacional, Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura, Prêmio Image of the Book (XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros, na Rússia), The White Ravens (Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha), 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Revista Crescer, Selo Altamente Recomendável da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Prêmio Caribé (Fundação Biblioteca Nacional). Também foi selecionado para a shortlist do Nami Concours, na Coreia do Sul, participando de uma exposição e do catálogo internacional do concurso.
Daniel Kondo – Nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é descendente de japoneses e atualmente vive em Punta del Este, no Uruguai. Designer gráfico e ilustrador, destaca-se pela habilidade de articular referências culturais brasileiras, japonesas e contemporâneas em um estilo próprio, premiado e amplamente reconhecido. Vencedor de prêmios como Jabuti de Melhor Livro Infantil, Prêmio Cátedra Unesco de Leitura, Prêmio João-de-Barro e Prêmio FNLIJ Orígenes Lessa. No cenário internacional, teve obras selecionadas para o catálogo The BRAW Amazing Bookshelf da Feira de Bolonha e recebeu a Menção Honrosa New Horizons. Daniel também é parceiro em livros de grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Lulu Santos, Djavan e Fernanda Takai.
Serviço
(Comércio Local Norte, 113, BL A, loja 7)
????️ 06/09 – ???? 16h
???? “A pipa e o piá”, escrito por Volnei Canônica e ilustrado por Daniel Kondo
Editora Perabook – Formato 30 x 30 cm – 40 páginas
Fonte: Clara Camarano