Para os que desejam apresentar suas artes em grande palco, o Projeto Música e Poesia para Todxs oferece seu espaço. O microfone está aberto para o público cantar, declamar, dançar e apresentar qualquer tipo de performance — acompanhado por uma banda de músicos profissionais: a TOP 3.
Tudo isto além dos shows incríveis com artistas de destaque na cena cultural do Distrito Federal, como é o caso de Dhi Ribeiro, Baião de 2 e DJ Chokolaty. O evento promete muita diversão e o melhor da música na tarde de sábado, 6 de setembro, a partir das 17 horas, na Praça das Artes Teodoro em Sobradinho 1.
Idealizado pelo artista, produtor e ativista cultural Joel Oliveira, o Projeto Música e Poesia para Todxs vem sendo realizado há mais de uma década em casas noturnas da cidade e representa um dos espaços mais democráticos para a concessão de oportunidade a variados tipos de artistas amadores. Com êxito absoluto, Joel decidiu que já era momento de expandir um pouco os horizontes e partiu para realização de duas edições ampliadas incluindo apresentações de artistas expoentes entremeados pelas apresentações em microfone aberto.
Os shows
Referência na discotecagem de hip-hop, DJ CHOKOLATY começou a carreira na década de 80 com discos de vinil. Hoje, o artista divide seu tempo entre os pick-ups e a vida como apresentador de programas na televisão e rádio, além de ser professor de DJ e audiovisual. Representante da Soul Music do evento, o DJ é ideal para preencher os intervalos da noite e manter a animação lá no alto!
BAIÃO DE 2 foi fundada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em 2012 pela professora de música e teatro Karla Taciano, que desde o início reconheceu o potencial e as habilidades de seus alunos. O projeto nasceu como uma forma de terapia para os alunos da APAE e, hoje, é considerado um grupo profissional de músicos, com um repertório rico em MPB, que vai do rock ao forró, incluindo músicas autorais e covers que estão disponíveis no Youtube.
A Baião de 2 já realizou diversas apresentações em diferentes escolas do Distrito Federal, saraus e eventos culturais, sempre buscando conscientizar seu público sobre a importância da inclusão.
O projeto transformou a vida dos participantes por meio da música, indo além de uma simples atividade oferecida pela APAE. Agora, eles contam com o apoio da comunidade e buscam maior visibilidade para arrecadar fundos, essenciais para cobrir os altos custos do festival e representar o DF da melhor forma.
Um som envolvente, energizante e com muita alegria é o que garante DHI RIBEIRO, consagrada cantora de samba nascida em Nilópolis, criada em Salvador e radicada em Brasília — trazendo em sua voz toda a diversidade brasileira! A sambista tem uma carreira solo, mas também faz parte de grupos vocais como Nós Negras, cuja proposta é homenagear grandes divas negras do samba brasileiro.
Dhi Ribeiro lançou seu primeiro álbum em 2009, intitulado Manual de Mulher. Três anos após o lançamento, sua canção Para Uso Exclusivo da Casa fez parte da trilha sonora da novela Lado a Lado, exibida pela TV Globo. Foi convidada a participar de programas de grande audiência como Domingão do Faustão e Programa do Jô. É a atração perfeita para encerrar essa noite singular.
Palco aberto e o berço do Projeto
Dono de natureza inquieta e benevolente, Joel Oliveira foi um dos pioneiros na cidade a realizar eventos para pessoas comuns — não necessariamente artistas profissionais — possuírem a oportunidade de se apresentar com todo o clima de um grande palco. Além de músicos da mais alta prateleira para acompanhar aqueles que gostam de cantar e declamar, toda uma atmosfera de iluminação e sonorização é montada no espaço.
Com isto, o Projeto Música e Poesia para Todxs vem colecionando histórias de emoção e inclusão social. Os primeiros frequentadores assíduos deste projeto são pessoas idosas, que encontraram alternativas para o ócio neste espaço aberto para apresentações, ensaios e pesquisas, além de ganharem um importante sopro de vivacidade, resultado da socialização.
Colecionando episódios positivos, Joel enveredou de maneira exitosa e expande o projeto para apresentações gratuitas ampliando seu público via apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura . Desta vez a apresentação acontece no próximo sábado com outra edição no início de setembro.
SERVIÇO
SÁBADO, 0/09, A PARTIR DAS 17 HORAS
PRAÇA DAS ARTES TEODORO – SOBRADINHO 1
ENTRADA FRANCA
LINE-UP:
17h – Baião de 2
18h – Palco aberto + Banda Top 3
21h – Dhi Ribeiro
DJ Chokolaty ao longo do evento
Fonte: Tita Lyra