Festival Tardezinha do Samba chega a sua 6ª edição

O Festival Tardezinha do Samba chega à sua 6ª edição nos dias 27 e 28 de setembro, na Casa do...


O Festival Tardezinha do Samba chega à sua 6ª edição nos dias 27 e 28 de setembro, na Casa do Cantador, reunindo grandes nomes do samba local e nacional. Em meio às celebrações de Cosme e Damião, a programação traz shows de artistas como Marcelo Café (DF), Glória Bomfim (BA), Clube do Balanço (SP) e Filhos de Dona Maria (DF), além de atividades voltadas ao público infantil.

Programação

27/9, a partir das 10h

Cia. Cafundó

Lavagem da Casa do Cantador com Afoxé Ogum Pá

Banda Patacori

Samba da Guariba convida Janine Mathias

Samba na Comunidade convida Hugo Ojuara

Cris Pereira convida Luana Bayô

Desfile Benguelê Atelier

Filhos de Dona Maria convidam Glória Bonfim

Grupo Arruda convida Marcelo Café

Nos intervalos: DJ Kirianga e DJ Odara Kadiegi.

28/9, a partir das 14h

Tardezinha Flashback com Equipe Megasonic

Sarau Voz e Alma SarauVá

Equipe Megasonic convida Eric Jay & Will Sintonia

GOG, lenda do rap nacional

Pegada Black

Marcelo Café convida Jéssica Américo

Clube do Balanço convida Marcelo Café

Com tema confluência, numa homenagem ao pensador popular Nego Bispo, o Festival Tardezinha do Samba é o primeiro festival do gênero realizado na periferia e pela periferia no Distrito Federal que conflui as várias musicalidades negras do samba ao rap. 

Idealizado e coordenado pelo músico Marcelo Café, o evento busca valorizar e empoderar artistas negros de periferia, além de levar conhecimento e informação de qualidade e direto da fonte: corpos e mentes negras. “É um Festival que procura valorizar os artistas da cidade e as tecnologias pretas, principalmente a música, mas também valoriza a fala, o olhar, o corpo e a pele preta que construiu, constrói e faz com que existam manifestações plurais das tecnologias afro-brasileiras no Brasil. E em especial o samba e as religiosidades negras. Então é um festival que veio pra somar ao que já existe de periférico, de preto e de afrobrasileiro na Ceilândia”, afirmou o idealizador do Festival, Marcelo Café.

Um Festival alegra e também empodera

O Festival Tardezinha do Samba tem por essência a valorização das culturas negras, de seus saberes, fazeres e festividades. Empodera o artista negro, empreendedores e colaboradores negros. Com uma equipe majoritariamente negra, o Festival representa protagonismo e resistência. Além disso, busca valorizar a população periférica, levando cultura até estes. O Festival Tardezinha do Samba é realizado em Ceilândia desde 2018. “Um evento desse nível direcionado para a cultura preta é de extrema importância principalmente porque abre portas para a cultura não só local como externa, fortalecendo e dando visibilidade a movimentos culturais de outros estados, no caso do Clube do Balanço, o ‘samba-rock'”, afirmou Gringo Pirrongelli,  baixista e membro fundador da banda Clube do Balanço. 

Para Amilcar Paré, do grupo Filhos de Dona Maria (DF), o Festival fortalece os artistas locais e nacionais propagando o samba e suas vertentes. “O Tardezinha vem com essa pegada de poder trazer pro público do DF, de conhecer o que seus artistas tem feito e não só os artistas do DF como outros também que trabalham com o samba e outras expressões como é o caso da Glória Bomfim. E que o Tardezinha possa se consagrar como esse espaço pra música popular brasileira”.

O Festival Tardezinha do Samba abre os shows no dia de Cosme e Damião, para a umbanda, de Ibeji para o candomblé ketu ou Nvunji para o candomblé angola . E nesta celebração, como fazem as tradições negras, as crianças serão celebradas, honradas e acolhidas porque as crianças são o começo do futuro, como diria Nego Bispo, e a Cia Cafundó acolherá cada “erê” com o teatro.

Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Distrito Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Tardezinha do Samba – 6ª Edição
Quando: 27 e 28 de setembro (sábado e domingo), a partir das 10h
Local: Casa do Cantador
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Instagram: @tardezinhadosambacei



Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU