O curta-metragem de animação brasiliense O bicho que eu tinha medo (Distrito Federal, 2025), do cineasta Jhonatan Luiz, é o vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play na 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O anúncio foi feito na cerimônia de encerramento do evento, que aconteceu no sábado, dia 18, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O filme receberá o valor de R$ 15 mil, com o licenciamento para exibição na IC Play – plataforma de streaming gratuita do cinema brasileiro – pelo período de dois anos, após janela de até um ano para exibição em festivais. Participaram do escopo da seleção para o prêmio os curtas-metragens da Mostra Competitiva Nacional do festival.
Na animação, o espectador é apresentado a Luana, uma menina de sete anos que desembarca em uma curiosa ilha, onde há um grupo de crianças que vestem uniforme escolar e máscaras de animais. À medida que vai conhecendo o ambiente e os colegas, que nem sempre agem de forma acolhedora – entres risinhos zombeteiros e olhares desagradáveis –, ela vai descobrindo que ser autêntica é o melhor que pode dar ao mundo.
Neste cenário inusitado, misterioso, que lembra sutilmente um conto de fadas, mas que é ao mesmo tempo bem brasileiro, Luana enfrenta seus medos e constrói sua força e identidade. Para a equipe de curadoria da Itaú Cultural Play, O bicho que eu tinha medo se destaca pela maneira sensível como aborda o racismo, o bullying escolar e o amadurecimento de uma criança.
O Prêmio Itaú Cultural Play foi criado para reconhecer quem faz arte e cultura brasileiras por meio do audiovisual, promovendo narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país. Com o objetivo de aproximar o público de uma produção que se conecta ao olhar curatorial da plataforma – baseado em valores como diversidade regional, de gênero e de raça, singularidade, relevância temática e qualidade artística –, a premiação conta com parceiros que compartilham dessa visão inclusiva, contribuindo para o fortalecimento do cenário audiovisual.
Essa é a oitava entrega da premiação, que já laureou títulos do Festival Guarnicê de Cinema, do Maranhão, do Festival Visões Periféricas, do Rio de Janeiro, do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, do Amazonas, e do CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia.
Parceria nas telas
Além do Prêmio Itaú Cultural Play, a parceria da IC Play com a 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis inclui a exibição na plataforma de 19 filmes desta edição do evento, até 31 de outubro. São três longas-metragens e 16 curtas-metragens que representam os principais temas do festival deste ano, como a convivência harmônica entre as pessoas e o meio ambiente e as relações familiares e de memória.
A parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece desde a inauguração da IC Play, em 2021, possibilita que as histórias que conquistaram crianças e adultos na capital catarinense sejam apreciadas por pessoas de todo Brasil, democratizando o acesso ao audiovisual brasileiro. O bicho que eu tinha medo não faz parte da janela de exibição da Mostra na IC Play. Sua estreia relacionada ao prêmio será posteriormente definida e divulgada.
O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em itauculturalplay.com.br, nas Smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Também é encontrado conteúdo da IC Play nas plataformas Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil.
FICHA DO FILME:
O bicho que eu tinha medo
De Jhonatan Luiz (Aventura, 9 min, Distrito Federal, 2025)
Sinopse: O bicho que eu tinha medo é a jornada de Luana, uma menina de sete anos que, em uma ilha cheia de mistérios e brincadeiras selvagens, precisa enfrentar seus próprios medos. Entre risos que ferem e olhares que afastam, ela descobre que a força mais poderosa não se esconde — ela floresce. Em meio a encontros improváveis e amizades que brotam como sementes raras, Luana aprende que ser quem somos é o mais belo rugido que podemos dar ao mundo.
Fonte: Conteúdo Ink





