A CAIXA Cultural Brasília recebe, a partir deste domingo (9), a exposição “Todos falam de mim, ninguém me representa: um olhar indígena sobre a obra de Rugendas”, que permanece em cartaz até 1º de fevereiro de 2026.
Com curadoria de Ziel Karapotó e Nara Galvão, a mostra propõe um diálogo inédito entre o artista alemão Johann Moritz Rugendas (1802–1858) e a arte contemporânea indígena, abrindo espaço para novas leituras sobre identidade, representação e decolonialidade na história da arte.
Natural de Alagoas e radicado em Pernambuco, Ziel Karapotó, representante do Brasil na 60ª Bienal de Veneza (2024), revisita as representações eurocêntricas de Rugendas — que retratou indígenas e pessoas escravizadas no século XIX — e as contrapõe a obras de sua própria autoria.
A exposição inclui instalações, pinturas, vídeos, fotografias, performances e desenhos, resultado de quatro anos de pesquisa que ressignificam as imagens e narrativas sobre os povos originários.
A curadoria conjunta entre Karapotó e a antropóloga Nara Galvão, diretora do Instituto Ricardo Brennand, propõe uma contranarrativa crítica e sensível sobre as formas como a arte e a história moldaram o imaginário nacional.
A mostra marca também o início de um projeto de circulação nacional do acervo do Instituto Ricardo Brennand, reafirmando o compromisso da instituição e da CAIXA Cultural com a diversidade e a pluralidade das artes brasileiras.
A abertura, às 10h deste domingo (9), contará com a presença dos curadores e uma visita mediada aberta ao público.
SERVIÇO
Abertura: 9 de novembro (domingo), às 10h
Visitação: de 9 de novembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS Q. 4 Lotes 3/4, Asa Sul
Horário: terça a domingo, das 9h às 21h (fechada às segundas)
Entrada: gratuita
Estacionamento: gratuito aos finais de semana e feriados, e de terça a sexta a partir das 18h
Classificação indicativa: livre
Curadoria: Ziel Karapotó e Nara Galvão
Realização: Instituto Ricardo Brennand
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Mais informações: @caixaculturalbrasilia
Fonte: Ascom Caixa Cultural
Foto de capa: Rafa Jacinto







