Muro e portão em início de parcelamento irregular em área de proteção ambiental são removidos

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizou, nesta sexta-feira (14), operação para coibir o início de um parcelamento irregular de área pública que estava ainda na fase de cercamento e desmatamento. A ação foi em uma porção de terra dentro da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu, em Planaltina. A tentativa de lotear o espaço ocorria num local fora de qualquer área com possibilidade de regularização.

O condomínio irregular já tinha um muro frontal, portão, cerca na lateral e ruas feitas com brita. Três futuros lotes já estavam demarcados para tentar garantir as porções de terra. A área, no entanto,é pública e não está inserida em nenhuma das poligonais de áreas de regularização de interesse social (Aris) que existem nas proximidades.

Foram removidos cerca de 250 metros de cercamento feito com arame e estacas de madeira, aproximadamente 180 metros de muro em alvenaria e um portão de entrada | Foto: Divulgação/DF Legal

Os grileiros precisaram de pouco tempo para desmatar a área. Conforme é possível observar por imagens de satélite, em 2024, ainda não havia sinais de supressão vegetal no local. No entanto, em meados de 2025, as imagens já mostram os arruamentos executados e a situação chamou a atenção da DF Legal, que incluiu o ponto no cronograma.

Durante a operação, foram removidos cerca de 250 metros de cercamento feito com arame e estacas de madeira na lateral esquerda, aproximadamente 180 metros de muro em alvenaria e um portão de entrada.

*Com informações da DF Legal
 

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU