Brasilienses ocupam o Eixão do Lazer no feriado da Consciência Negra

Mais do que uma via fechada, o Eixão do Lazer se consolidou como uma conquista pública, um espaço democrático de convivência, cultura, memória e expressão coletiva. No feriado da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), brasilienses aproveitam o trecho livre de carros para praticar atividades físicas, pedalar, caminhar ou simplesmente curtir um piquenique em família.

A nutricionista Thyelle Loriato, 41, foi com a família inteira, incluindo as três cachorras. Ela conta que adora fazer piqueniques e que a família estabeleceu a meta de conhecer e aproveitar mais os espaços públicos de Brasília. “É um local em que a gente pode trazer as cachorras, porque ficamos muito limitados. Temos três, e a maioria dos lugares que aceitam pet permite só um. Aqui dá para vir todo mundo”, explica.

Thyelle Loriato gosta de fazer piqueniques com a família no Eixão: “É um local em que a gente pode trazer as cachorras. Aqui dá para vir todo mundo” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Por ser neurodivergente, Thyelle prefere ficar nas áreas mais afastadas do Eixão do Lazer, longe dos pontos de maior concentração. Ela destaca ainda a importância de o Estado democratizar o uso desses espaços e abri-los ao público. “Acho muito importante essa iniciativa nos grandes centros, principalmente para a gente que vem de fora e conhece pouquíssimas pessoas. Quem mora em apartamento, então, muitas vezes nem conhece os vizinhos. Aqui a gente interage: os cachorros brincam com os que passam, as pessoas param, conversam. É uma forma mais discreta de interação, pouco invasiva.”

Regulamentado pelo Decreto nº 46.226/2024, o Eixão (DF-002) permanece interditado para veículos das 6h às 18h, para garantir prioridade às atividades não motorizadas. O Eixão do Lazer ocorre aos domingos e feriados, quando a via é aberta para caminhadas, corridas, ciclismo, skate, patins e diversas práticas recreativas que ocupam o espaço durante o período sem trânsito.

O passeio entre mãe e filha esteve garantido no feriado. Moradoras da Asa Norte, Bárbara Almeida, de 40 anos, e a filha Ana Rosa, 9, aproveitaram o dia ensolarado para pedalar, ideia da pequena. “Hoje o papai ficou em casa, então eu vim pedalar com a mamãe. Eu que dei a ideia”, contou Ana Rosa, rindo.

Quando perguntada sobre o que mais gosta no Eixão do Lazer, Ana Rosa responde sem hesitar: “Tem muitos morros pra pegar impulso e muitas barraquinhas de água de coco. Eu gosto da água de coco”. Para ela, o espaço representa diversão, liberdade e convivência. “Significa se divertir, fazer piquenique, atividade ao ar livre. Teve uma vez que a gente fez piquenique com quase todo mundo da minha turma da escola, e depois a gente ficou pedalando.”

Bárbara completa dizendo que o Eixão é um espaço democrático e plural. “Aqui dá pra fazer de tudo: pedalar, caminhar, passear com as crianças e com os bichinhos. As áreas de lazer ajudam muito. Hoje mesmo vimos uma pessoa com uma carretinha levando dois cachorros e outra com o cachorro na mochilinha. Aqui você vê de tudo. É um espaço muito diverso.”

Bárbara Almeida aproveitou o feriado para se divertir no Eixão com a filha, Ana Rosa: “Aqui dá pra fazer de tudo: pedalar, caminhar, passear com as crianças e com os bichinhos”

O espaço também conta com barraquinhas de comidas e bebidas, além de pequenos eventos que podem incluir música ao vivo ou o uso de equipamentos de som amplificados entre 10h e 17h. A montagem das estruturas deve ocorrer até as 10h, enquanto a desmontagem precisa ser concluída até as 18h, horário em que a via é reaberta aos veículos. Essas regras garantem organização e segurança para quem ocupa o Eixão do Lazer ao longo do dia.

Ponto de encontro

Há 34 anos, o Eixão do Lazer é um ponto de encontro democrático da população brasiliense ao longo dos 14 km da via que corta Brasília de norte a sul. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) são responsáveis pela organização e fiscalização do trânsito na área. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a Polícia Militar (PMDF) e outros órgãos também atuam na fiscalização das atividades.

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU