Em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia, as escolas de filosofia da Nova Acrópole em Brasília realizam um evento especial no dia 22 de novembro, a partir das 18h, no Centro Cultural da Associação dos Docentes da UnB (Adunb). A data, instituída pela Unesco desde 2005, convida à reflexão sobre os valores humanos, o papel do pensamento crítico e a busca por sentido em tempos desafiadores.
Em Brasília a programação em celebração a data contará com duas palestras que abordam assuntos profundamente atuais. Às 18h, o Prof. Luís Carlos Marques, diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil área Norte, abre o evento com o tema “A Unidade – independentemente das diferenças e distâncias”. A exposição propõe uma reflexão sobre a possibilidade de harmonia entre os seres humanos, mesmo diante de toda a diversidade cultural, geográfica e de gerações.
E às 19h30, a filósofa Lúcia Helena Galvão falará sobre “A ‘era do ódio’ – reflexões filosóficas sobre o nosso tempo”. A palestra abordará os desafios contemporâneos relacionados à intolerância, polarização e perda de vínculos, propondo caminhos de reconexão através de exercícios práticos de virtudes. Professora voluntária da Nova Acrópole há mais de 35 anos, Lúcia Helena é autora de diversos livros, composições e peças abordando a filosofia e o autodesenvolvimento. Suas palestras somam milhões de visualizações no canal da Nova Acrópole Brasil no YouTube e inspiram pessoas no Brasil e no exterior.
A data
Há 20 anos a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu o Dia Mundial da Filosofia, por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida.
Desde então, as escolas de filosofia da Nova Acrópole em todos os continentes, em mais de 50 países, também celebram a data por meio da promoção de diálogos, palestras, exposições, painéis e eventos diversos, contando com a participação e apoio de instituições, como universidades e associações.
Neste biênio (2024–2025) as mais de 130 escolas da Nova Acrópole no Brasil abordam a temática “A Busca da Unidade para Além das Diferenças” em todos os seus eventos, indicando como a filosofia, de forma prática, pode auxiliar na construção de relações mais harmoniosas.
Serviço
O que: Dia Mundial da Filosofia
Quando: 22 de novembro de 2025, a partir das 18h
Onde: Centro Cultural da ADUnB – Universidade de Brasília
Mais informações: https://diamundialdafilosofia.com.br/
Fonte: NA Comunica








