Espetáculo que marcou o surgimento do Viva a Vida volta aos palcos em Brasília


No ano 2000, a atriz Clara Luz convidou o professor e teatrólogo Tullio Guimarães para dirigir e encenar um coletivo formado exclusivamente por pessoas idosas, com o objetivo de participar de um Festival da Terceira Idade na cidade do Porto, em Portugal. Tullio aceitou o desafio e criou a primeira dramaturgia daquele que hoje se tornou um grupo de referência nas artes cênicas do Distrito Federal.

Nascia ali o espetáculo “O Aniversário do Espelho”, uma obra que dialoga com grandes histórias do teatro mundial por meio da fictícia Confraria do Espelho — um encontro de apaixonados pelas memórias da cena teatral. Assim surgiu o Grupo Viva a Vida, que estreou nos palcos no simbólico Teatro Dulcina de Moraes, no Setor de Diversões Sul.

Em 2025, o Viva a Vida celebra 25 anos de trajetória e, para marcar a data, prepara a remontagem do espetáculo que deu origem ao grupo. A nova encenação tem direção e dramaturgia de Andy do Futuro, que acompanhou Tullio desde 2016, tanto no Viva a Vida quanto em quatro unidades do Sesc-DF, no projeto Grupo dos Mais Vividos (GMV). Andy assume a direção após o falecimento de Tullio Guimarães, no final de 2024.

A montagem propõe uma reflexão sobre a vida humana e os desafios biopsicossociais ao longo dos séculos. A dramaturgia resgata cenas criadas por Tullio especialmente para o Viva a Vida ao longo de seus 24 anos como líder artístico do grupo, agora adaptadas aos novos tempos, ao elenco atual e às aspirações contemporâneas — preservando a estética e os métodos pedagógicos que marcaram o legado do mestre. Andy reconhece Tullio como sua principal referência no teatro e no trabalho com o público idoso.

Formado majoritariamente por veteranas e veteranos com mais de dez anos de atuação, o Viva a Vida é reconhecido como uma companhia profissional no Distrito Federal e em todo o país. O grupo construiu sua trajetória sem financiamento público, mantendo seus espetáculos por meio da formação e captação de plateia — um reflexo direto do respeito e do carinho do público brasiliense.

Apresentações

  • 29 de novembro (sábado) – 20h

  • 30 de novembro (domingo) – 19h

  • 6 de dezembro (sábado) – 20h

  • 7 de dezembro (domingo) – 19h

Ingressos

R$ 40 (inteira)
R$ 20 (meia-entrada) – estudantes, idosos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda, professores e profissionais da saúde do DF, conforme a Lei Federal nº 12.933/2013.

Vendas pelo Sympla:
Clique aqui para comprar os ingressos

Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul

Se quiser, posso ajustar o texto para release, agenda cultural, site institucional ou redes sociais.

De Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU