O Airbnb e a Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, anunciam uma nova parceria para colaborar nas áreas de interesse comum e impulsionar o turismo internacional no Brasil. O memorando estabelece diretrizes para a cooperação em inteligência mercadológica, promoção turística e iniciativas focadas no afroturismo. A parceria e as iniciativas reforçam o compromisso da plataforma e da Agência em promover o turismo responsável, sustentável e benéfico para todas as partes envolvidas.
Em 24 de novembro deste ano, o Brasil ultrapassou a marca de 8 milhões de turistas internacionais, que colocaram o país na lista de destinos imperdíveis e vieram conhecer a cultura, as belezas naturais e a gastronomia, capazes de encantar qualquer um. Segundo relatório da ONU Turismo, o Brasil é o país que registra o maior crescimento no número de chegadas de turistas no mundo, um acréscimo de 42% em comparação a 2024.
“Essa parceria vai nos permitir agregar à nossa estratégia de promoção do Brasil no exterior toda a inteligência de mercado do Airbnb. Nossas equipes técnicas vão trabalhar juntas, num plano de trabalho que nos permita mostrar ao mundo a grande diversidade de experiências de nosso país, atraindo turistas de todo o mundo, gerando emprego e novas oportunidades em todo o Brasil” afirma Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.
O Airbnb, por sua vez, é um grande aliado para suprir a demanda de hóspedes no país, e acredita que boas políticas devem criar oportunidades tanto para proprietários de imóveis obterem renda extra, como para as comunidades locais que se beneficiam do impacto positivo que o fluxo de hóspedes gera na economia local em diferentes setores como alimentação, transporte e comércio.
No início do ano, a plataforma divulgou uma lista dos 25 destinos em alta1 para o ano de 2025, em que cidades brasileiras já eram visadas por hóspedes internacionais: Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Em maio, o megashow da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, colocou novamente o Brasil em destaque: o Airbnb registrou um aumento no interesse de viajantes vindo ao Brasil, cujos principais países de origem eram Argentina, Chile e Estados Unidos.
“A renovação da parceria entre Airbnb e Embratur reforça o compromisso da plataforma em impulsionar o turismo, inclusive internacional, no Brasil, colaborando ativamente para posicionar o país como destino de referência para viajantes de todo o mundo. O Airbnb se orgulha em facilitar a conexão de turistas internacionais às autênticas riquezas culturais brasileiras, e acredita que essa colaboração amplia as oportunidades de promover o Brasil globalmente, além de viabilizar projetos de empoderamento econômico das comunidades locais que recebem viajantes dos mais diversos países,” afirma Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb para a América do Sul.
Anteriormente, o Airbnb já havia firmado uma parceria com a Embratur, que resultou na Rota do Afroturismo no Rio de Janeiro, lançada em conjunto com profissionais e organizações que atuam com afroturismo para promoção do segmento na cidade, como parte do programa Rotas Airbnb, a página foi lançada em inglês e português.
O Airbnb está comprometido a trabalhar em parceria com o setor público e as comunidades locais para que o turismo possa beneficiar a todos, desde proprietários de imóveis até os diversos setores da economia local, incluindo a economia criativa, pequenos negócios e o artesanato local. A plataforma tem colaborado com diversas regiões no Brasil e, nos últimos anos, firmou acordos de cooperação com os estados do Pará, Paraná, São Paulo e outras regiões para contribuir com o crescimento do turismo e desenvolver o turismo responsável e sustentável nessas localidades.
1 Com base em dados internos do Airbnb sobre buscas em alta para viagens em grupo (3 ou mais adultos), em dupla e em família, realizadas entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2024 para check-ins em 2025, em comparação com buscas feitas no mesmo período de 2023 para check-ins em 2024.
2 Países de origem dos hóspedes, com base em buscas para estadias no Rio de Janeiro com check-in entre 30 de abril e 3 de maio e check-out entre 3 e 6 de maio de 2025.
Visite a área de imprensa do Airbnb
Sobre a Embratur
É a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, órgão responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, ao marketing e ao apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Trabalha pela geração de desenvolvimento social e econômico para o País por meio da ampliação do fluxo turístico internacional nos destinos nacionais.
Sobre o Airbnb
O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com mais de 5 milhões de anfitriões que já receberam mais de 2 bilhões de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os viajantes conheçam outras comunidades de uma forma mais autêntica.
De Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.







