Gestantes internadas na maternidade do Hospital Regional de Santa Maria têm dia especial para pintar a barriga

Gerar uma nova vida é um momento único e carregado de emoções para a mulher. No entanto, por condições de saúde da mãe ou do bebê, nem sempre esse percurso acontece como o esperado, tornando necessária a internação hospitalar.

Com o objetivo de tornar esse período mais leve e de criar memórias afetivas mesmo dentro do ambiente hospitalar, a equipe multidisciplinar da linha materno-infantil do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), promoveu, nesta sexta-feira (19), um dia especial para as gestantes internadas na maternidade.

A programação incluiu maquiagem, cuidados com o cabelo, pintura gestacional e ensaio fotográfico, proporcionando momentos de acolhimento, cuidado e valorização da autoestima.

Amanda Lima está à espera de Lucas e precisou ser internada após um sangramento. A atividade ajudou a passar o tempo: “Acaba servindo como um momento de distração” | Foto: Divulgação/IgesDF

Segundo a gerente da maternidade, Ivonete Rodrigues, a iniciativa vai além da estética e reflete o cuidado integral oferecido às pacientes. “Quando a equipe se une com o propósito de cuidar, conseguimos transformar o ambiente hospitalar. Cada detalhe é pensado para que essas mulheres se sintam vistas, acolhidas e respeitadas, mesmo em um momento delicado da gestação”, explica.

Internada há seis dias, Amanda Lima, grávida de 26 semanas do pequeno Lucas, conta que foi surpreendida pela ação. Ela deu entrada na unidade após apresentar sangramento, contrações e infecção urinária. “Eu conheci este trabalho hoje e foi uma grande surpresa pra mim. É muito bom para as mãezinhas que ficam internadas por mais tempo. Acaba servindo como um momento de distração”, relata.

Luana Costa: “Fiquei emocionada com o cuidado das meninas”

O nome Lucas, inclusive, tem sido um dos mais escolhidos entre as gestantes atendidas. Luana Costa, à espera de Lucas Gabriel, está internada há quatro dias, com 31 semanas de gestação e quadro de pressão alta. Encantada com a iniciativa, ela destaca o cuidado da equipe. “No hospital, o tempo demora, a gente dorme, acorda, sente dor. Fiquei emocionada com o cuidado das meninas, dá pra sentir que elas fazem por amor”, afirma.

Trabalho em equipe

A ação é resultado da atuação integrada de psicólogas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, técnicas de enfermagem e assistentes sociais, que unem esforços para oferecer um atendimento mais humano e acolhedor. Neste ano, o Banco de Leite Humano (BLH) do hospital também participou da iniciativa, contribuindo com doações que tornaram o momento ainda mais especial para as pacientes.
Para a psicóloga Ana Paula Assis, o projeto tem papel fundamental no cuidado com a saúde mental das gestantes. “A ação contribui significativamente para reduzir a ansiedade e fortalecer o emocional dessas mulheres. Muitas vivenciam uma gestação diferente da que idealizaram. Levar doçura e humanização para dentro do hospital ajuda a fortalecer o vínculo com o bebê e a lidar melhor com as mudanças emocionais e hormonais desse período”, explica.

 

A psicóloga Larissa Rocha destaca que a iniciativa é desenvolvida no HRSM desde 2020, de forma totalmente voluntária. “Grande parte do que realizamos é viabilizada por meio de doações, seja de materiais, brindes ou parcerias entre setores. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência positiva durante a internação”, ressalta.

Segundo a terapeuta ocupacional Gabrielle Silva, ao lado das colegas de profissão Cecília de Oliveira e Kenia Daniel, o momento contribui para que as gestantes resgatem sua identidade. “No ambiente hospitalar, elas acabam se afastando um pouco de quem são fora daqui. Essas ações promovem sensação de pertencimento e ajudam na construção de memórias afetivas”, pontua.

Uma das responsáveis pela pintura gestacional, a técnica de enfermagem Hosana Endy, que também é doula, realiza esse trabalho desde 2018 e segue se especializando na área. “Estou sempre buscando aprimorar técnicas, conhecer novos traços, cores e possibilidades. É uma forma de oferecer um cuidado cada vez mais qualificado e sensível para essas mulheres”, conta.

*Com informações do IgesDF
 

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU