Cuidar da mente é um gesto de atenção consigo mesmo, que começa nos pequenos hábitos e se fortalece no dia a dia. Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco convida a população a refletir sobre a saúde mental. Como forma de fortalecer e ampliar o acesso ao autocuidado, a Secretaria de Saúde (SES-DF) passou a disponibilizar a SAMia, uma plataforma digital que traz orientações, exercícios e espaços de escuta de forma simples e gratuita.
“A assistente virtual da SES-DF oferece acolhimento e a possibilidade de qualquer usuário pensar sobre a sua saúde mental e, então, por meio de práticas simples e acessíveis, alcançar hábitos de vida mais saudáveis. A SAMia surge como uma parceira na prevenção do sofrimento psíquico e na promoção do bem-estar”, explica a subsecretária de Saúde Mental (Susam) da SES-DF, Fernanda Falcomer.
Práticas de bem-estar
A plataforma reúne diferentes estratégias que podem ser utilizadas conforme a necessidade de cada pessoa. Uma delas é o chat de conversa livre, que permite ao usuário relatar situações do cotidiano, desabafar e receber orientações de forma acolhedora, funcionando como um espaço de escuta e apoio emocional.
Também é possível acessar exercícios de relaxamento e concentração, como técnicas de respiração guiadas por áudio, práticas de meditação e atividades cognitivas, incluindo o registro de pensamentos e exercícios de gratidão. A pessoa pode escolher o recurso que mais se adequa ao seu perfil e ao momento que está vivendo.
Outro destaque da SAMia é a jornada da felicidade, recurso criado para incentivar o autocuidado no cotidiano. A proposta é realizar pequenas tarefas que demandam pouco tempo, mas contribuem para a sensação de bem-estar ao longo do dia. O ciclo tem duração de 30 dias e busca promover leveza, tranquilidade e melhora na qualidade de vida. Durante esse percurso, o usuário conta com o acompanhamento de um pet virtual, que evolui conforme o engajamento nas atividades.
Com acesso simples e linguagem intuitiva, a assistente virtual pode ser utilizada em diferentes momentos da rotina, como em pausas no trabalho, nos deslocamentos ou em casa, reforçando a importância de reservar alguns minutos para cuidar da saúde mental.
Acesso seguro e especializado
A SES-DF destaca que as principais dificuldades no uso de inteligência artificial na saúde mental estão relacionadas a soluções abertas, que não são preparadas para essa finalidade específica. Por isso, a SAMia é uma IA fechada, construída exclusivamente com conteúdos desenvolvidos por uma equipe técnica composta por psiquiatras, psicólogos, neuropsicólogos e especialistas em segurança do paciente.
Todo o desenvolvimento durou nove meses e incluiu revisão de literatura, análise de modelos internacionais, definição de fluxos, preparação dos conteúdos, alimentação da IA e diversas etapas de testes e modelagem. A plataforma foi programada apenas com informações validadas e criteriosamente selecionadas pela equipe, incluindo sinais de alerta para sofrimento psíquico grave e orientações para a busca imediata de atendimento presencial.
“O acesso à SAMia é feito de forma segura, sem registro de dados pessoais, o que garante a privacidade do usuário e a tranquilidade para utilizar a ferramenta. A plataforma é pensada para ser anônima, permitindo que a pessoa se expresse livremente, sem receio de que suas informações ou conversas sejam acessadas por terceiros”, afirma a especialista em saúde da Susam, Keyla Almeida.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)









