A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) divulgou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (22), o resultado provisório do Edital nº 34/2025, que seleciona organizações da sociedade civil para a celebração de termo de colaboração voltado à execução do projeto DF Folia 2026. A iniciativa tem como objetivo incentivar e fomentar as manifestações artísticas e culturais do carnaval de rua do DF, realizadas por blocos carnavalescos, com caráter cultural, festivo e de livre fruição
De acordo com o resultado publicado no DODF, três propostas foram classificadas após a análise da Comissão de Seleção.
O edital integra a política pública do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer o Carnaval como expressão cultural popular, valorizando o trabalho dos blocos de rua e ampliando o acesso da população às festas carnavalescas em diferentes regiões administrativas. O DF Folia é reconhecido por movimentar a economia criativa, gerar trabalho temporário e ocupar os espaços públicos com cultura, música e convivência.
Conforme previsto no Edital, o prazo para interposição de recursos contra o resultado provisório é de cinco dias corridos, contados a partir da data de publicação. Os recursos devem ser apresentados exclusivamente pelo site das Parcerias GDF MROSC.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, o chamamento reforça o compromisso do GDF com o carnaval de rua e com a transparência na aplicação dos recursos públicos. “O DF Folia é uma política construída com diálogo e responsabilidade. Nosso objetivo é garantir que o carnaval continue sendo uma festa democrática, diversa e segura, valorizando quem faz cultura e assegurando que os recursos cheguem a projetos consistentes e comprometidos com o interesse público”, afirmou.
Após a análise dos recursos, a Secec-DF publicará o resultado definitivo do chamamento e dará andamento aos procedimentos para a celebração do termo de colaboração, etapa que permitirá o início da execução do DF Folia 2026.
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF)









