Agentes de trânsito rodoviário e educadores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) encerraram nesta quinta-feira (29) a campanha Volta às Aulas 2026, no âmbito das escolas particulares. Entre segunda-feira (26) e esta quinta (29), foram feitas mais de 2.180 abordagens educativas que contemplaram motoristas e a comunidade escolar, com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito no retorno do ano letivo.
Os profissionais orientaram pais e responsáveis sobre boas práticas que garantem um fluxo seguro nas proximidades das instituições de ensino. “Formar cidadãos conscientes hoje, por meio de campanhas de educação de trânsito coordenadas e efetuadas pelo DER, com o engajamento de pais e responsáveis no período de volta às aulas, é garantir um trânsito mais humano, seguro e organizado amanhã”, avaliou a diretora pedagógica do Colégio Batista, Ludmila Siqueira Campos.
Também foram dadas instruções sobre como orientar as crianças na travessia de vias, ressaltando o uso das faixas de pedestres, a observação do fluxo de veículos e a importância de aguardar o momento seguro para trafegar.
Público aprovou
Durante o trabalho, foram distribuídos kits educativos aos responsáveis, que continham aromatizante de carro, lixocar, flanela e boné. “Este movimento educacional realizado pelo DER é fantástico, porque as crianças e também os pais precisam ter consciência de que uma postura correta no trânsito evita sinistros e deixa a todos mais seguros e confiantes ao dirigir”, reforçou a professora Silvânia Bezerra da Silva Borges.
O servidor público Lenimar Ferreira de Lima, ao lado do filho Gabriel, elogiou a forma de abordagem efetuada pela equipe do DER durante a ação: “Tive a grata surpresa de me deparar com esta campanha. Os profissionais do DER estão de parabéns, porque sabem acolher todo o público da melhor forma possível. Este trabalho agrega mais conhecimento aos adultos e às crianças”.
Um dos destaques da ação foi o grupo de teatro do DER-DF, que apresentou espetáculos teatrais. Durante a campanha, as ações foram realizadas às 7h e às 13h em cada unidade escolar. Além do Colégio Batista, as atividades envolveram a Escola Bilíngue Multi Integral, no Park Way; o Colégio Mag, em Águas Claras; e o Colégio do Sol, no Lago Norte.
“Fomos muito bem-recebidos pela comunidade, pelos pais e pelas escolas, e todo mundo parabenizou o órgão pelo trabalho”, relatou a diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Graziela Portela. “Estamos satisfeitos com o resultado e com a receptividade da comunidade escolar, especialmente dos pais.”
*Com informações do DER-DF









