Nos dias 6, 7 e 8 de março, o Viola em Canto’s de Mulher retorna, agora na Praça dos Estados, na entrada da Candangolândia (DF), para celebrar, em sua 8ª edição, a força, a resistência e o protagonismo das mulheres na música caipira. Consolidado como o maior encontro de violeiras do Brasil, o Festival integra a programação cultural do Dia Internacional das Mulheres, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura popular e da presença feminina em um cenário historicamente masculino.
Mais do que um festival musical, o Viola em Canto’s de Mulher reúne artistas de diferentes regiões do país em um ambiente que exala identidade, pertencimento e memória, proporcionando ao público uma imersão no universo da cultura caipira no coração da cidade considerada o berço do Distrito Federal.
Ao longo dos três dias, o público poderá participar de apresentações musicais, oficinas, rodas de prosa, feira de artesanato, exposição digital, além de vivenciar uma ambientação temática com elementos da cultura popular e desfrutar da gastronomia típica.
O evento é gratuito e acessível, com estrutura preparada para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de contar com tradução simultânea em Libras. Quem doar 1 kg de alimento não perecível até 7 de março receberá um convite para o tradicional almoço caipira com queima do alho, a ser realizado no dia 8 domingo ao meio-dia.
Encontro de gerações e celebração do feminino
A programação musical reúne 15 atrações femininas de diferentes estados brasileiros, Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco e Goiás, evidenciando a pluralidade de estilos, histórias e trajetórias das mulheres violeiras e cantoras.
Na sexta-feira (6), às 14h, abertura oficial do festival será marcada simbolicamente pelo encontro entre gerações: a violeira Bete Silva convida Sarah Proença, em uma apresentação que representa a continuidade, a troca de saberes e a renovação da música caipira feita por mulheres.
Na programação do sábado (7), cinco atrações revezarão no palco em uma mostra de talentos e diversidade musical. Leyde e Laura completam a programação da noite.
Pensado como uma grande celebração do Dia Internacional das Mulheres, o terceiro e último dia do evento reforça o caráter coletivo e festivo do encontro, com o tradicional Almoço Caipira e uma programação musical que exalta o talento, a resistência e a força feminina no campo e na cidade, com a presença da dupla de gêmeas Celia e Celma de 83 anos de idade e mais de 60 de carreira.
Programação completa
Sexta-feira, dia 6 de março
14 horas: Abertura oficial
- Bete Silva convida Sara Proença (DF)
- Dayane Reis (DF)
19 horas: Apresentações musicais
- Carine Viola e Jucimara Lins (SP)
- Fabiane Ribeiro e Lucinha Saraiva (MA/CE)
- Karol Luz (SP)
- Amanda Ricoldi (GO)
Sábado, dia 7 de março
9 horas: Oficina Trilha Sonora em Viola (presencial e online)
14 horas: Roda de Prosa (presencial e online)
19 horas: Apresentações musicais
- Juliana Andrade (SP)
- Flor Morena (SP)
- Vitória da Viola e Maisa (SP/MT)
- Layde e Laura (MT)
- Carol Carneiro (DF)
Domingo, 8 de março
12 horas: Almoço caipira com queima do alho e apresentações musicais:
- Julia e Gaby Viola (DF)
- Lívia e Lavínia (SP)
- Paula de Paula (GO)
- Célia e Celma (MG)
Atrações diárias
- Rodas de prosa
- Oficina
- Exposição digital “Totem Interativo”
- Ambientação caipira
- Feira de Artesanato
- Praça de alimentação e comídas típicas
Serviço
Viola em Canto’s de Mulher
Data: 6, 7 e 8 de março de 2026
Horário: Ver programação completa acima
Local: Praça dos Estados, entrada da Candangolândia – DF
Entrada gratuita | Classificação livre
Fonte: Tátika Comunicaçã
Fotos: Divulgação








