Com foco na limpeza urbana e na segurança da população, a Administração Regional do Plano Piloto intensificou, nas últimas duas semanas, um mutirão de serviços de limpeza, manutenção e infraestrutura para preparar a cidade para o Carnaval.
Ao todo, 270 toneladas de resíduos foram retiradas das vias e áreas públicas da região. A força-tarefa contou com a atuação conjunta das equipes da Administração Regional, de reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), além do apoio da Novacap e de outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
De acordo com o administrador regional, Bruno Olimpio, a remoção de resíduos e inservíveis neste período é fundamental não apenas para a limpeza da cidade, mas principalmente para a segurança dos foliões. “Objetos como pedras, paus e materiais descartados irregularmente podem ser utilizados por foliões mal-intencionados. Manter esses locais limpos é uma medida que impacta diretamente na segurança da população”, destacou.
Neste período chuvoso, outro ponto de atenção é a manutenção da drenagem urbana. A limpeza contínua contribui para preservar o trabalho já realizado de desobstrução de bocas de lobo, reduzindo riscos de alagamentos e garantindo melhor escoamento da água da chuva durante os eventos.
Além da coleta de resíduos verdes e de inservíveis, o mutirão também incluiu manutenção de quadras poliesportivas, manutenção hidráulica, serviços em parques e Pontos de Encontro Comunitário (PECs), limpeza de bocas de lobo, limpeza viária e reposição de tampas da infraestrutura urbana.
A ação integrada faz parte de um esforço contínuo de zeladoria e organização da cidade, que seguirá ao longo do período carnavalesco e também no pós-carnaval, garantindo mais conforto, segurança e bem-estar para moradores e visitantes.
*Com informações da Administração Regional do Plano Piloto







