GDF doa três toneladas de carne a abrigo de cães e gatos

Um ato que transforma apreensão em acolhimento e fiscalização em cuidado. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), na última semana, doou aproximadamente três toneladas de carne ao Abrigo Flora e Fauna, localizado no Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, no Gama. O recinto recebe cães e gatos resgatados.

Os alimentos doados são produtos agropecuários apreendidos por estarem sem documentação ou inspeção sanitária obrigatória. Após rigorosa avaliação técnica, os artigos foram considerados próprios para o consumo animal e destinados a cães e gatos resgatados, muitos deles vítimas de abandono e maus-tratos. Antes de chegar ao abrigo, cada item passou pela triagem da Diretoria de Fiscalização de Trânsito, que assegura a qualidade e a segurança da doação.

“A destinação correta dos produtos apreendidos mostra que fiscalização, cuidado ambiental e solidariedade caminham juntos”

Rafael Bueno, secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

“A defesa agropecuária existe para coibir irregularidades, mas também para assegurar que aquilo que pode ser reaproveitado, dentro da lei e dos critérios sanitários, chegue a quem precisa. Essa doação é um exemplo claro disso. Cada ação como essa reforça o compromisso do GDF com a proteção da vida, seja humana ou animal. A destinação correta dos produtos apreendidos mostra que fiscalização, cuidado ambiental e solidariedade caminham juntos”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno

Para quem convive diariamente com a realidade do resgate animal, a entrega representa alívio e esperança. “Nosso consumo chega a 15 pacotes de 25 quilos de ração por dia. Essa quantidade de comida está ajudando muito”, afirma Well Fabiano, um dos responsáveis pelo abrigo. Segundo ele, além de garantir a segurança alimentar, a carne trouxe variedade à dieta dos animais. “Eles estão mais alegres por receberem um alimento nutritivo e diferente. Isso reflete diretamente na saúde e no bem-estar deles”.

Em 2025, a Seagri doou 7,5 toneladas de alimentos tanto para alimentação animal, como para o consumo humano | Foto: Divulgação/Seagri-DF

Essa foi a primeira doação de alimentos realizada pela Seagri-DF em 2026. Ao longo de 2025, o total de doações chegou a cerca de 7,5 toneladas — sendo aproximadamente 5 toneladas destinadas à alimentação animal e outras 2,5 toneladas ao consumo humano, beneficiando entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.

Como receber doações da Seagri-DF

Produtores, entidades e organizações interessados em receber doações destinadas à alimentação animal devem estar cadastrados junto à Seagri-DF. O cadastro pode ser solicitado pelo e-mail difit@seagri.df.gov.br, garantindo a inclusão no fluxo oficial de distribuição.

Já as doações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade são coordenadas pelo Programa de Coleta e Doação de Alimentos (PCDA), que atende a entidades socioassistenciais por meio do banco de alimentos administrado pela Ceasa-DF. As instituições interessadas podem entrar em contato pelo telefone (61) 3686-4831 e escolher a opção 3.

*Com informações da Seagri-DF
 

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU