Programa Melhorias Habitacionais contempla nova família em Brazlândia

O sentimento de gratidão tomou conta do novo lar da família de Demetrius Leite, morador de Brazlândia. Isso porque ele é o mais novo contemplado do programa Melhorias Habitacionais, gerido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab). Com o trabalho de reformas gratuitas, a residência foi completamente transformada.

“Tinha dias em que eu ficava muito aflita. Mas quero agradecer, eu sei que foi Deus que trouxe cada um de vocês [equipe da Codhab], todo esse conjunto, essa parceria de engenheiros e arquitetos, só gratidão”, contou Maria Socorro Cunha, dona de casa e esposa de Demetrius.

A residência de Demetrius passou por reforma e ampliação, com área de intervenção aproximada de 71,70 m², visando à regularização das condições de salubridade e à adequação da edificação aos parâmetros mínimos de habitabilidade, segurança e desempenho. O valor de investimento foi de R$ 99.868,90 em toda a intervenção. 

Toda a intervenção contemplou a reconfiguração do ambiente interno, com execução de novas fundações, pilares, vigas e alvenarias; além da criação de um novo banheiro. Foi realizada também a setorização dos ambientes, promovendo a divisão adequada entre o quarto do filho, a sala e a cozinha, que anteriormente configuravam um único espaço integrado, sem compartimentação. 

No passado, a casa estava em condições precárias. Não possuía ventilação e o sobrinho que vive com eles, Emanuel Peixoto, acabava dormindo em um colchão, no chão, por não existir quartos suficientes para comportá-los.

Toda a intervenção contemplou a reconfiguração do ambiente interno, com execução de novas fundações, pilares, vigas e alvenarias; além da criação de um novo banheiro | Foto: Divulgação/Codhab

A ampliação considerou a orientação solar e as condicionantes do lote, integrando a árvore existente à composição arquitetônica como elemento de sombreamento natural, contribuindo para o desempenho térmico da edificação. A cobertura foi integralmente substituída por telha sanduíche, assegurando melhor isolamento térmico.

“Graças a Deus estamos aqui, entregando a sua casa, mais uma sendo entregue. Nós que trabalhamos aqui, toda essa equipe, debruçamo-nos sobre isso como se fosse para um parente nosso, ficamos muito preocupados. O que mede o ser humano é o que ele faz pelos outros”, declarou o diretor de assistência técnica da Codhab, Mauro Rocha. 

A assistente social da Codhab, Marilurde Lago, relembra que no início a família estava tímida, não queria conversar e estava desacreditada, mas tudo deu certo no final. “Vir aqui hoje entregar essa linda, maravilhosa, aconchegante, é gratificante demais”, contou. 

O projeto é desenvolvido por arquitetos e engenheiros da Codhab, pensado para atender a todas as necessidades dos residentes. A arquiteta, Ana Kelly, foi uma das responsáveis pelo trabalho e contou que o resultado surpreendeu. “Quem viu como estava a casa antes e agora está vendo aqui, viu que ela se tornou completamente diferente. Não é um trabalho só meu, é de toda a equipe”, declarou.

Dignidade proporcionada

Essa reorganização proporcionou maior funcionalidade, privacidade e melhor aproveitamento do novo lar da família de Demetrius. A reforma trouxe autoestima para eles, uma casa aconchegante e completa. 

Desde 2019, foram investidos R$ 9.812.690,73 para atender 235 moradores das regiões do Sol Nascente, Estrutural, São Sebastião e Brazlândia. O programa é voltado para famílias com renda mensal de até três salários mínimos e moradores do DF há pelo menos cinco anos em áreas próprias de interesse social regularizadas ou passíveis de regularização. No momento, não há inscrições para participar.

*Com informações da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU