Projeto UnDF apresenta oportunidades de ensino superior a estudantes da rede pública

Estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 03 de Taguatinga participaram, na manhã desta quarta-feira (11), de palestras promovidas pelo projeto de extensão UnDF vai à Escola. A atividade apresentou aos alunos que integram o Núcleo de Apoio aos Vestibulandos (Nave) os cursos, as formas de ingresso e as oportunidades acadêmicas oferecidas pela Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

Encontro promovido pela equipe do projeto reuniu estudantes que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre cursos, vagas e processos seletivos | Fotos: Mary Leal/SEEDF

A iniciativa integra um conjunto de ações que levam professores e estudantes da universidade às escolas da rede pública com o objetivo de aproximar a instituição da comunidade escolar e ampliar o acesso à informação sobre o ensino superior público distrital. Durante o encontro, os alunos também receberam informações sobre bolsas de permanência, localização dos campi e projetos acadêmicos desenvolvidos pela instituição. 

“Com essas atividades, esperamos democratizar ainda mais o acesso à universidade no Distrito Federal e no Entorno, para que os estudantes possam planejar suas trajetórias acadêmicas”

Fernando Fidelix, professor coordenador do projeto

“Por meio de palestras e visitas guiadas, apresentamos a Universidade do Distrito Federal e esclarecemos dúvidas sobre cursos, processo seletivo e quantidade de vagas”, relatou o professor Fernando Fidelix, coordenador do projeto de extensão. “Como a UnDF é recente, percebemos que muitas pessoas ainda não a conhecem em detalhes.”

Para ele, a presença direta nas escolas é uma estratégia para ampliar o acesso ao ensino superior público. “Com essas atividades, esperamos democratizar ainda mais o acesso à universidade no Distrito Federal e no Entorno, para que os estudantes possam planejar suas trajetórias acadêmicas”, resumiu.

Referência em preparação

O CEM 03 de Taguatinga tem se consolidado como referência na preparação de estudantes da rede pública para o ingresso no ensino superior. Ainda neste ano, a escola registrou mais de 130 aprovações em vestibulares e programas de acesso universitário: foram 89 vagas na Universidade de Brasília (UnB) e 41 em institutos federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 Regina Cotrim, coordenadora do Núcleo de Apoio aos Vestibulanos: “Muitas vezes o estudante não ingressa porque não conhece as instituições ou as formas de acesso, e iniciativas como essa ajudam a mudar essa realidade”

Os resultados refletem o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio aos Vestibulandos, integrado ao projeto político-pedagógico da escola e coordenado pela professora Regina Cotrim. Em três anos de atuação, o núcleo já contabiliza mais de 370 aprovações em universidades públicas e instituições privadas por meio de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

“Nós ficamos muito felizes com essa visita da UnDF, pois é isso que queremos: divulgar as universidades públicas para os nossos alunos”, reforçou Regina Cotrim. “Muitas vezes o estudante não ingressa porque não conhece as instituições ou as formas de acesso, e iniciativas como essa ajudam a mudar essa realidade.”

“Quando eu vim estudar no CEM 03, muitas pessoas já falavam do Nave como uma oportunidade muito boa para quem quer entrar na universidade”

Maria Clara Silva, aluna da 3ª série do CEM 03 de Taguatinga

A professora lembrou que a aproximação entre universidade e escola fortalece o projeto pedagógico voltado à continuidade dos estudos. “Com a possibilidade da construção do novo campus da UnDF em Ceilândia, as oportunidades ficam ainda mais próximas dos nossos estudantes”, apontou. “Desde que a UnDF foi criada, nós falamos sobre ela, e já temos estudantes lá. Sabemos que é uma universidade com professores excelentes e com todo potencial para se consolidar como uma instituição de ponta”.

Porta para a universidade

 

Maria Clara Silva e José Fernando Fontineles, alunos da 3ª série do CEM 03, assistiram à palestra e reforçaram sua motivação para estudar 

Entre os participantes das palestras estavam alunos da 3ª série do ensino médio que integram o Nave. O projeto oferece orientação acadêmica, material de estudo e aulas de reforço no contraturno para estudantes interessados em ingressar no ensino superior, contribuindo para a preparação para exames como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB.

“Quando eu vim estudar no CEM 03, muitas pessoas já falavam do Nave como uma oportunidade muito boa para quem quer entrar na universidade”, lembrou Maria Clara Silva, de 17 anos, aluna da 3ª série. “Eu quero fazer medicina, curso muito concorrido, então fiquei animada quando soube que teria esse apoio no contraturno.”

Após assistir à palestra, Maria Clara disse ter despertado o interesse em conhecer melhor a universidade distrital: “Eu ainda não conhecia a UnDF, e fiquei bem animada em saber mais sobre os cursos. Sei que a Escola Superior de Ciências da Saúde [Escs] integra a universidade e oferece vagas em medicina e enfermagem. Meu sonho sempre foi ser médica e eu me vejo trabalhando como pediatra, porque sou apaixonada por trabalhar com crianças”.

Também da 3ª série do CEM 03, José Fernando Fontineles, 17, falou sobre o diferencial do projeto dentro da escola pública: “É um projeto único. Eu já estudei em escolas particulares antes e nunca tinha visto algo tão voltado para o estudante que quer prestar vestibular. Aqui a gente tem tempo, orientação e material específico para estudar para essas provas, o que ajuda muito quem quer seguir para a universidade”.

Universidade mais próxima 

Criado para fortalecer o vínculo entre a universidade e a educação básica, o projeto UnDF vai à Escola também permite que estudantes de licenciatura desenvolvam práticas pedagógicas em unidades da rede pública, promovendo troca de experiências e atividades alinhadas às demandas de cada escola.

Entre as instituições já visitadas estão o CEM Setor Oeste, o Centro Educacional Darcy Ribeiro, o CED Pompílio Marques de Souza, o CEM Elefante Branco, o CEM Paulo Freire e o CED do Lago Norte. Escolas interessadas em receber o projeto devem entrar em contato com o e-mail fernando.nunes@undf.edu.br.

*Com informações da Secretaria de Educação

 

 

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU