Rede pública de saúde do DF reduz descarte de vacinas para menos de 1%

A Secretaria de Saúde (SES-DF) ampliou o percentual de aproveitamento do estoque de vacinas. Em 2024, 2,8 milhões de doses foram aplicadas, enquanto 36,5 mil (1,27%) foram descartadas por terem atingido o prazo de validade. Já em 2025, ao mesmo tempo em que o número de doses aplicadas subiu para 2,9 milhões, a quantidade de vacinas vencidas caiu para 27,3 mil, chegando a uma taxa de perda de 0,94%.

“Nosso foco é assegurar o aproveitamento máximo das vacinas recebidas”, afirma a gerente da Central Distrital da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Luiza Pereira. De acordo com a servidora, há três frentes principais de trabalho para garantir esse resultado: investimento em logística, estratégias de busca ativa da população e capacitação das equipes.

Em 2025, a Secretaria de Saúde perdeu menos de 1% das vacinas por atingirem o prazo de validade, o que reflete o sucesso das estratégias de imunização | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Investimento e ação

Em 2022, a Central de Rede de Frio, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), recebeu incremento em seu parque tecnológico com a aquisição de novas câmaras frias, somando 10 mil litros de capacidade de armazenamento. Somente esse investimento foi de R$ 298 mil. No ano passado, a área de armazenamento, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), foi ampliada de 12 para 16 refrigeradores, cada um com volume de 400 litros. A manutenção de equipamentos nas unidades básicas de saúde (UBSs), além da disponibilidade de insumos como seringas, permite que a SES-DF mantenha mais de cem salas de vacinação em funcionamento todos os dias úteis.

Em paralelo, há ações de busca ativa da população elegível para vacinação. Somente em 2025, equipes da SES-DF aplicaram 154,9 mil doses em 1.085 ações extramuros, como são chamadas as atividades realizadas em praças, escolas, feiras, shoppings, parques, igrejas, supermercados, órgãos públicos e outros locais com grande circulação de pessoas, além do Carro da Vacina, que percorre áreas como núcleos rurais. “Ao ampliar pontos, horários e formatos de atendimento, a Secretaria de Saúde facilita o acesso das pessoas à vacinação durante as atividades do dia a dia, reduzindo barreiras como tempo e deslocamento”, explica a gerente da Central de Rede de Frio.

Busca ativa: somente no ano passado, equipes da SES-DF aplicaram 154,9 mil doses em 1.085 ações extramuros, realizadas em praças, shoppings e locais de grande circulação| Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde DF

Essas ações são possíveis tanto por conta dos investimentos em logística, como a disponibilidade de veículos e de caixas térmicas, quanto pelo planejamento detalhado das atividades. “Todas as caixas de vacina têm mapa de controle de temperatura, que é verificada e registrada de hora em hora, conforme as recomendações técnicas. Já a quantidade de seringas é calculada proporcionalmente ao número de doses que serão levadas para a ação”, detalha Zildene Bitencourt, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Região Oeste de Saúde, responsável pela área de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia.

Iniciado em 2022 como um projeto-piloto nessas regiões administrativas, como estratégia para ampliar a oferta das vacinas contra a covid-19, o Carro da Vacina foi aprimorado e hoje leva à população imunizantes previstos no calendário de rotina, que previnem contra diversas doenças, como febre amarela, tétano, sarampo, covid-19, gripe, coqueluche e pólio, entre outras. A exceção é a BCG, aplicada em recém-nascidos ainda na maternidade. A iniciativa da SES-DF também foi ampliada com a chegada de mais veículos, e, atualmente, o projeto é replicado em outras regiões administrativas.

Arte: Agência Saúde DF

Capacitação de servidores

Manter as cem salas de vacina e realizar as ações extramuros, ao mesmo tempo em que se mantém uma porcentagem baixa de perdas, depende da capacitação de servidores. Por isso, entre 2024 e 2025, a Central de Rede de Frio realizou 43 treinamentos, alcançando quase dois mil profissionais. Em cada um desses encontros, foram apresentados cuidados no manejo das vacinas, técnicas de aplicação, precauções para evitar perdas e boas práticas adotadas.

Adesão das famílias

Apesar do esforço da SES-DF para reduzir as perdas vacinais, a adesão das famílias é considerada fundamental, de acordo com o secretário de Saúde, Juracy Lacerda. “O Governo do Distrito Federal tem feito os investimentos necessários para a vacinação, porém é importante salientar a necessária adesão do público, especialmente pais e responsáveis, que devem levar as crianças e os adolescentes aos locais de vacinação”, afirma.

Em 2024 e 2025, a principal vacina perdida foi a da covid-19. Hoje, a recomendação é a aplicação de doses para grupos específicos, como pessoas com comorbidades, idosos a partir dos 60 anos e crianças entre 6 meses e menores de 5 anos. No entanto, os dados da SES-DF apontam que apenas 17,8% das crianças dessa faixa etária estão protegidas. A meta é de 90%.

Outro alerta é para as vacinas contra a dengue destinadas ao público de 10 a 14 anos. A campanha foi iniciada em fevereiro de 2024, e já foram aplicadas 183,4 mil doses até janeiro de 2026 nesse grupo, mas a cobertura ainda está longe da meta de 90%. Para a primeira dose, a cobertura é de 64,1%, e apenas 39% do público-alvo completou o esquema vacinal de duas doses. O pior resultado é entre crianças de 10 anos: 41,9% tomaram a primeira dose, e apenas 16% completaram o esquema vacinal.

Em cada sala de vacinação, ou mesmo nas ações extramuros, as equipes estão preparadas para analisar a caderneta de vacinação e avaliar a situação de pessoas de qualquer faixa etária. Dependendo do caso, as vacinas podem ser administradas na mesma hora. Em caso de perda da caderneta, é feita busca nos sistemas digitais de registro.

Ampliação de público

A ampliação do público-alvo, a fim de evitar a perda de doses por vencimento, é uma estratégia utilizada pela SES-DF. No entanto, essas e outras recomendações dependem do Ministério da Saúde, responsável pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), em razão das regras de uso.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU