O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) realiza, até a próxima sexta-feira (22), a semana de capacitação voltada aos novos servidores da instituição. A formação é promovida pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) e prepara os profissionais para atuar no atendimento pré-hospitalar móvel com mais segurança, integração e qualidade assistencial.
Ao todo, 32 técnicos em enfermagem participam das atividades, que incluem treinamentos em suporte básico ao trauma, suporte básico em pediatria, saúde mental, regulação médica e atuação em viaturas. A programação também prevê cursos complementares obrigatórios, como emergência clínica, emergência obstétrica e o curso de resposta e atendimento a múltiplas vítimas.
Além das aulas teóricas e práticas, os servidores participam de estágio supervisionado nas ambulâncias como terceiros tripulantes e recebem treinamento em rádio operação, fortalecendo a comunicação entre as equipes assistenciais e a Central de Regulação. Ao todo, a capacitação soma 85 horas de curso e 46 horas de estágio.
Atendimento seguro e humanizado
A chefe do Núcleo de Educação em Urgências do Samu-DF, Carolina Cunha, destacou que o treinamento é fundamental para garantir um atendimento cada vez mais seguro e humanizado à população. “Esse momento é essencial para alinhar protocolos, fortalecer o trabalho em equipe e preparar os profissionais para os desafios do atendimento de urgência e emergência. Nosso objetivo é oferecer um cuidado cada vez mais qualificado e seguro para os pacientes”, afirmou a enfermeira.
Para a técnica em enfermagem Jeieli Chaves Viana, a capacitação representa uma importante oportunidade de aprendizado e troca de experiências. “O curso amplia nosso conhecimento técnico e fortalece a integração da equipe. No atendimento pré-hospitalar enfrentamos situações adversas, tanto pelas condições do ambiente quanto pela gravidade das ocorrências. Por isso, trabalhar em harmonia faz toda a diferença para garantir um atendimento eficiente e seguro”, destacou.
O técnico em enfermagem Matheus Guterres Almeida também ressaltou a importância da preparação para atuar no Samu-DF. “Fazer parte do Samu sempre foi um sonho. É um curso de grande importância para a minha carreira e uma oportunidade de aprimorar conhecimentos para servir a população e ajudar a salvar vidas”, disse.
As atividades acontecem no NEU, das 7h às 18h, e reforçam o compromisso permanente do Samu-DF com a qualificação dos profissionais e aprimoramento contínuo da assistência prestada à população do Distrito Federal.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)









