Durante o mês de maio, o CEU das Artes amplia as ações de conscientização, acolhimento e prevenção destinadas a crianças e adolescentes no Distrito Federal. A mobilização integra a campanha nacional Maio Laranja e reforça o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), em parceria com o Instituto Idecace. As inscrições seguem abertas. Mais informações sobre matrículas e inscrições podem ser obtidas diretamente nos polos participantes do CEU das Artes e nos canais oficiais da Sejus-DF e do Instituto Idecace.
A proposta é fortalecer o debate sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de atividades educativas, escuta qualificada e iniciativas voltadas para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
“Projetos esportivos e de lazer oferecem espaços seguros de convivência, fortalecem valores como respeito, disciplina e autoestima, além de criarem vínculos familiares e comunitários”
Jaime Santana, secretário interino de Justiça e Cidadania do DF
“Projetos esportivos e de lazer oferecem espaços seguros de convivência, fortalecem valores como respeito, disciplina e autoestima, além de criarem vínculos familiares e comunitários. Essas ações ajudam a reduzir vulnerabilidades sociais e se tornam ferramentas essenciais na conscientização, prevenção de abusos e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou o secretário interino de Justiça e Cidadania do DF, Jaime Santana.
As ações seguem a metodologia DNA do Brasil, aplicada pelo Instituto Idecace, com foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O trabalho está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e prioriza competências socioemocionais, pensamento crítico, empatia, cidadania e participação social.
Ao longo do ano, o projeto aborda temas transversais de forma integrada às atividades pedagógicas, esportivas e culturais. Entre os assuntos trabalhados estão equidade de gênero, diversidade étnico-racial, saúde mental, sustentabilidade e direitos da criança e do adolescente.
As atividades são desenvolvidas de forma integrada às aulas e práticas regulares oferecidas nos polos, utilizando esporte, cultura e educação como ferramentas de fortalecimento de vínculos, promoção da cidadania e prevenção de vulnerabilidades sociais.
Durante o Maio Laranja, esse trabalho ganha reforço com o tema “Amor e Proteção”, que orienta atividades voltadas para conscientização, reconhecimento de situações de risco e fortalecimento da cultura do cuidado coletivo. A iniciativa busca estimular autonomia, diálogo e confiança entre crianças, adolescentes, famílias e educadores.
“O enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes exige ações permanentes e articuladas”
Wilson Cardoso, presidente do Instituto Idecace
“O enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes exige ações permanentes e articuladas. Nosso compromisso é garantir espaços seguros e preparados para promover aprendizagem, acolhimento e proteção efetiva”, afirma o presidente do Instituto Idecace, Wilson Cardoso.
Acompanhamento social e atuação preventiva
Um dos diferenciais do CEU das Artes está no trabalho da Gerência de Apoio Social (GAS), formada por psicólogos e assistentes sociais que acompanham continuamente crianças, adolescentes e suas famílias.
A equipe realiza escuta qualificada, identifica situações de vulnerabilidade e, quando necessário, faz encaminhamentos à rede oficial de proteção, incluindo equipamentos públicos como Cras e Creas.
*Com informações da Sejus-DF









