Projeto Produtor de Água do Pipiripau firma 31 novos contratos e chega a 115 acordos ativos

Nesta terça-feira (2/6), o projeto Produtor de Água do Pipiripau ampliará suas ações de preservação ambiental e segurança hídrica com a assinatura de 31 novos contratos com produtores rurais da bacia. A cerimônia será realizada no período da manhã, no Núcleo Rural Santos Dumont – Parque dos Pequizeiros, reunindo produtores, parceiros institucionais e autoridades.

Com os novos acordos, o projeto alcançará a marca de 318 contratos assinados desde sua criação, em 2012. Atualmente, há 84 contratos ativos, número que passará para 115. O investimento previsto para os novos contratos é de R$ 1.160.188,75, com vigência de cinco anos.

Projeto fortalece a qualidade e a quantidade de água da região do Pipiripau | Foto: Divulgação/Adasa

Coordenado pela Adasa em parceria com outras 13 instituições públicas e organizações não governamentais (ONGs), o projeto promove ações voltadas para recuperação ambiental, conservação do solo e proteção dos recursos hídricos da Bacia do Ribeirão Pipiripau.

A iniciativa contribui diretamente para a melhoria da qualidade e da quantidade da água disponível na região, responsável pelo abastecimento de cerca de 200 mil pessoas no Distrito Federal. Além dos benefícios ambientais, o projeto também fortalece a atividade rural sustentável, valoriza os produtores locais e incentiva a preservação dos serviços ecossistêmicos e da identidade cultural da região.

“O projeto alia recuperação ambiental, práticas sustentáveis e valorização do produtor rural, reconhecendo a importância dessas famílias na proteção dos recursos hídricos e na manutenção da qualidade da água”

Wendel Lopes, coordenador do projeto Produtor de Água do Pipiripau

Entre as principais ações desenvolvidas estão a restauração de áreas degradadas em propriedades privadas e o Pagamento por Serviços de Proteção dos Recursos Hídricos (PPRH), mecanismo que remunera produtores rurais pelas práticas de conservação adotadas em suas propriedades. Desde o início do projeto, mais de R$ 3 milhões já foram destinados ao pagamento desses serviços ambientais.

Redução de perdas

Outro marco importante da iniciativa foi a reforma do canal Santos Dumont, intervenção que reduziu em aproximadamente 50% as perdas de água por infiltração e evaporação. A medida contribuiu para aumentar a eficiência do abastecimento e reduzir conflitos pelo uso da água na região.

Segundo o coordenador do projeto, Wendel Lopes, a ampliação do número de contratos reforça o papel do Pipiripau como uma iniciativa estratégica para a segurança hídrica e a preservação ambiental no Distrito Federal.

“A adesão dos produtores rurais demonstra o fortalecimento de uma cultura de conservação na bacia”, avalia o gestor. “O projeto alia recuperação ambiental, práticas sustentáveis e valorização do produtor rural, reconhecendo a importância dessas famílias na proteção dos recursos hídricos e na manutenção da qualidade da água.”

Ao longo de mais de uma década, 287 propriedades rurais já participaram do projeto, consolidando o Pipiripau como referência nacional em gestão integrada dos recursos hídricos e em iniciativas de incentivo à conservação ambiental no meio rural.

 

*Com informações da Agência Regularora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU