Estudantes participam de blitz educativa sobre prevenção de queimadas

A preservação ambiental ganhou outro capítulo para além da sala de aula, quando estudantes da Escola Classe (EC) 03 de Ceilândia participaram, na última sexta-feira (12), de uma blitz educativa voltada para a prevenção de incêndios florestais e a conscientização da população sobre os cuidados necessários durante o período de estiagem. A atividade integrou ações do programa GDF na Sua Porta e aproximou os alunos de temas relacionados à preservação ambiental.

A ação da Secretaria de Educação(SEEDF) foi realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e faz parte de uma série de atividades educativas voltadas para a prevenção de incêndios florestais na capital.

 Durante a blitz, realizada na área central de Ceilândia, os alunos conversaram com motoristas, distribuíram materiais informativos e compartilharam orientações sobre como prevenir queimadas e agir ao identificar focos de incêndio | Foto: Divulgação/SEEDF

Durante a blitz, realizada na área central de Ceilândia, os alunos conversaram com motoristas, distribuíram materiais informativos e compartilharam orientações sobre como prevenir queimadas e agir ao identificar focos de incêndio. A iniciativa permitiu que os estudantes colocassem em prática os conhecimentos trabalhados em sala de aula, tornando esses alunos multiplicadores de informações. 

A secretária de Educação do DF, Iêdes Braga, compareceu à blitz e falou sobre a importância de experiências que unem aprendizado e participação cidadã. “Aqui eles aprendem sobre a prevenção de incêndios florestais e sobre a preservação ambiental. Os estudantes levam esse conhecimento para suas famílias e ajudam a conscientizar a comunidade”, afirmou.

Conscientização ambiental

A ação reforçou a importância da preservação do Cerrado e estimulou o protagonismo estudantil, mostrando como a educação pode contribuir para a construção de comunidades mais conscientes com o meio ambiente.

Segundo a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), Carolina Schubart, os discentes participaram de momentos de orientação antes da atividade prática, aprendendo sobre os impactos das queimadas e as formas de prevenção. 

“Eles tiveram a oportunidade de compartilhar essas informações diretamente com a população, contribuindo para ampliar a conscientização ambiental”, explicou.

 

*Com informações da SEEDF

 

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU