O universo irreverente e satírico da fictícia ilha de Sbørnia chega a Brasília para encerrar sua circulação nacional. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, o espetáculo musical “A Sbørnia Kontr’Atracka”, com concepção e direção de Hique Gomez, terá duas sessões no dia 10 de janeiro de 2026, às 17h e às 20h, no Teatro da CAIXA Cultural Brasília, marcando o encerramento do projeto selecionado pelo edital Petrobras | Circulação em sete capitais brasileiras.
Os personagens de Sbørnia divertem o público brasileiro há mais de quatro décadas, desde o sucesso de “Tangos e Tragédias”, espetáculo sátiro-musical-teatral apresentado entre os anos 1980 e 2010 pela dupla gaúcha Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky (1957–2014). Agora, esse universo retorna em uma nova e ambiciosa montagem: “A Sbørnia Kontr’Atracka”.
Em circulação nacional por sete capitais, o espetáculo chega a Brasília como última parada da turnê, consolidando a capital federal como palco de encerramento de um dos projetos mais emblemáticos do teatro musical brasileiro contemporâneo.
Por meio da música, da crítica social e do humor nonsense, a montagem apresenta o cotidiano inusitado de Sbørnia — um país fictício que se separou do continente após sucessivas explosões nucleares malsucedidas e hoje vive como uma ilha à deriva, sobrevivendo da reciclagem do “lixo cultural” de outras nações. A partir dessa premissa absurda, o espetáculo aborda temas universais como identidade, cultura, memória e a tensão entre tradição e modernidade.
Estão de volta personagens consagrados de “Tangos e Tragédias”, como o violinista Kraunus Sang (Hique Gomez), a pianista Nabiha (Simone Rasslan), o professor e hipnotizador MenThales (Tales Melati), Pierrot Lunaire (Gabriella Castro) e o Prof. Ubaldo Kanflutz, reitor da Universidade de Ciências Fictícias da Sbørnia. O saudoso Maestro Plestkaya, vivido por Nico Nicolaiewsky, segue presente por meio de imagens projetadas no telão.
A montagem é resultado de nove anos de desenvolvimento artístico e técnico. Segundo Hique Gomez, o processo ampliou o conceito original da Sbørnia, incorporando audiovisual, artes visuais, interação cinematográfica, novos personagens e a participação de coros locais recrutados em cada cidade por onde o espetáculo passa.
Com canções originais e instrumentos exóticos, “A Sbørnia Kontr’Atracka” transita entre teatro, concerto e delírio cênico. Um grande telão de alta resolução exibe animações criadas por Rique Barbo e cenas do filme de animação “Até Que a Sbørnia Nos Separe”, integradas à narrativa musical. O projeto conta ainda com som surround assinado por Edu Coelho e desenho de iluminação de Heloiza Averbuck, criando uma experiência imersiva para o público.
A trajetória da Sbørnia ultrapassa os palcos e dialoga com diferentes linguagens artísticas. Além do teatro, o universo criado por Gomez e Nicolaiewsky gerou quadrinhos, um longa-metragem de animação e a premiada série “Sbørnia em Revista”, vencedora de três prêmios no Rio Web Festival e atualmente exibida no PrimeBoxBrasil.
Com gestão cultural e produção do Escritório de Produção Marilourdes Franarin, responsável por “Tangos e Tragédias” durante 28 anos, “A Sbørnia Kontr’Atracka” reafirma a força criativa de um projeto que atravessou gerações e segue conquistando novos públicos.
Serviço
Espetáculo: A Sbørnia Kontr’Atracka
Data: 10 de janeiro de 2026 (sábado)
Horários: 17h e 20h
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília/DF
Telefone: (61) 3206-9448
Ingressos:
R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada, conforme legislação vigente, e para clientes CAIXA)
Vendas:
Capacidade: 406 lugares (06 espaços para cadeirantes)
Duração: 1h45
Gênero: Musical
Classificação indicativa: Livre
De Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.








