O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou diversas ações educativas de trânsito, entre sexta-feira (19) e domingo (21), alcançando diretamente 3.640 pessoas em diversas regiões administrativas do DF. As atividades fizeram parte do cronograma especial de conscientização para o período que antecede as festas de fim de ano, quando há aumento significativo do fluxo de veículos e deslocamentos.
As ações educativas foram realizadas no Plano Piloto, Gama, Sudoeste, Planaltina, Brazlândia, Águas Claras, Jardim Botânico, Arniqueira, Arapoanga e Sol Nascente, com foco em públicos como condutores, pedestres, ciclistas, motociclistas, motoboys, crianças e a comunidade em geral.
Na sexta-feira (19), o destaque foi o lançamento do Programa Rodovida do Distrito Federal, no Plano Piloto, com a execução do projeto Pneu Seguro, que orientou condutores sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos, especialmente no período de férias. No mesmo dia, ações como o Café na Faixa, no Gama, e o Irriga-DF, levaram orientações voltadas à segurança de pedestres e ao comportamento adequado no trânsito.
Ainda na sexta, o Projeto Rolé Consciente teve atuação em Planaltina e Brazlândia, alcançando 1.400 pessoas, com abordagens educativas e intervenções artísticas voltadas à prevenção da combinação entre bebida alcoólica e direção, tema sensível nas confraternizações de final de ano.
No sábado (20), as equipes do Detran-DF estiveram em Águas Claras, Jardim Botânico, Arniqueira, Plano Piloto e Sol Nascente. Entre as ações, destacaram-se o Detran nos Parques, o Comunidade Kids – Edição Areal, voltado ao público infantil, e atividades direcionadas a motoboys, com foco na segurança e na manutenção dos pneus. Espetáculos teatrais e palestras educativas também integraram a programação.
No domingo (21), as ações continuaram com o Detran nos Parques, no Jardim Botânico, e a Rua do Lazer, na Arapoanga, levando orientações educativas por meio de palestras, intervenções artísticas e distribuição de material informativo à população.
Para a gerente de Ação Educativa do Detran-DF, Magda Brandão, essas atividades têm papel fundamental na promoção de um trânsito mais seguro: “Elas contribuem para a mudança de comportamento de todos os usuários das vias e para a redução de sinistros, especialmente em períodos de maior movimentação, como o fim de ano”, destacou.
*Com informações do Detran-DF









