Pesquisar
Close this search box.

Agência Brasília

A Secretaria de Saúde (SES-DF) prorrogou o prazo do edital para a composição do


A Secretaria de Saúde (SES-DF) prorrogou o prazo do edital para a composição do novo Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN). As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 19 de janeiro. Os membros irão sugerir melhorias, investimentos, ações preventivas e contínuas às políticas de atenção a esse grupo. O intuito é reduzir desigualdades no Sistema Único de Saúde (SUS).


“Essa seleção é muito importante para que a participação social tenha voz na construção de estratégias que efetivem a Política Nacional de Saúde da População Negra no DF”
Juliana Soares, gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais

Trata-se de um comitê gestor multidisciplinar de estudo, acompanhamento e regulação, constituído por 18 representantes (titulares e suplentes). Desses, 12 são do governo distrital – oito da SES-DF e quatro da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial -; e mais seis da sociedade civil, sendo quatro de movimentos sociais e dois pesquisadores de instituições de ensino superior que estudem aspectos relacionados à população negra.

Os integrantes têm o papel de articular programas, projetos e ações referentes às políticas e programas relacionados a diversos setores. “Essa seleção é muito importante para que a participação social tenha voz na construção de estratégias que efetivem a Política Nacional de Saúde da População Negra no DF”, destaca a gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (GASPVP) da SES-DF, Juliana Soares.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é uma resposta às desigualdades em saúde que acometem esse grupo | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Para se candidatarem, entidades da sociedade civil e pesquisadores devem se inscrever e comprovar a realização de trabalhos voltados à promoção da equidade e da saúde da população negra do DF. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF único para comitepopnegradf@gmail.com.

O mandato é de três anos, a partir da publicação do resultado da seleção no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A posição não traz gratificações para o seu exercício, sendo considerada trabalho de relevância pública.

Os resultados de todas as etapas serão divulgados na página da SES-DF. O edital – com os critérios de participação e modelos de formulários – pode ser acessado aqui.

Mais equidade

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma resposta às desigualdades em saúde que acometem esse grupo, resultantes de processos sociais, culturais e econômicos presentes na história do País.

A norma define as estratégias e as responsabilidades de gestão voltadas à melhoria das condições de saúde da população negra. Dentre as principais ações estabelecidas estão: cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como a gestão participativa e o controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente a trabalhadores de saúde.

Novo calendário
– 20/12/2023 – Publicação do edital de seleção
– 19/1/2024 – Data limite para inscrição com envio dos documentos em PDF único para o e-mail: comitepopnegradf@gmail.com
– 26/1/2024 – Divulgação preliminar das organizações da sociedade civil e pesquisadores selecionados na página da SES-DF
– 29/1/2024 a 31/1/2024 – Prazo para interposição dos recursos
– 1º/2/2024 a 7/2/2024 – Prazo para apreciação dos recursos
– 7/2/2024 – Publicação do julgamento dos recursos
– 8/2/2024 – Publicação do resultado final da seleção na página da SES-DF.

*Com informações da SES-DF



Source link

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.