Junho é marcado pelas festas juninas, uma tradição brasileira que conta com grande diversidade de pratos típicos, como canjica, pamonha, quentão e pé de moleque. Foi pensando nestes sabores tradicionais que foram realizadas, nesta quinta-feira (18), as ações de educação alimentar e nutricional em todos os restaurantes comunitários do Distrito Federal, orientando os frequentadores sobre hábitos alimentares saudáveis e o consumo consciente nas celebrações.
As equipes dos restaurantes confeccionaram materiais educativos que foram entregues aos frequentadores, com receitas típicas de festa junina e prepararam mesas decoradas com um mural que destacava os principais benefícios nutricionais das comidas juninas. A ação acompanhou o almoço, que é servido das 11h às 14h todos os dias; quando os frequentadores dos restaurantes puderam conversar com os nutricionistas e tirar dúvidas, recebendo um curau de milho para degustação.
- 📱 Favorite o Agita Brasília no Google e acompanhe as principais notícias do dia
- ✅ Clique aqui para seguir o canal do Agita Brasília no WhatsApp
“Procuramos desmistificar conceitos relacionados à alimentação e promover escolhas alimentares mais conscientes no dia a dia. Também incentivamos o consumo consciente dos alimentos típicos da época, demonstrando que é possível desfrutar das celebrações sem abrir mão de hábitos alimentares saudáveis”, explica a nutricionista Juliana Almeida, que integra a Diretoria de Gestão de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (Digesan) da Sedes.
O trabalho de educação alimentar e nutricional é realizado todos os meses nos restaurantes comunitários, geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), com o apoio das empresas responsáveis pelos atendimentos e produção das refeições.
“Essas ações costumam ser muito bem recebidas pelos usuários, especialmente pelo público em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas em situação de rua, que, muitas vezes, possuem acesso limitado a momentos de lazer, convivência comunitária e manifestações culturais. Nossa equipe pensa em cada detalhe para atender à demanda e fortalecer a alimentação saudável da população”, conclui a secretária de Desenvolvimento Social, Giselle Ferreira.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)







