Em comemoração à reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília, marcada para o dia 29 de novembro, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) abre seu acervo e convida o público a revisitar a história da criação desse importante símbolo do esporte brasileiro e da capital federal.
Após mais de uma década fechado, o autódromo retoma suas atividades em um momento que também celebra sua rica trajetória. O ArPDF preserva documentos, imagens e registros audiovisuais que contam desde as primeiras corridas de rua em Brasília até a inauguração oficial do circuito, em 3 de fevereiro de 1974.
Entre os destaques do acervo estão:
-
O folheto do Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, realizado em 23 de abril de 1960, apenas dois dias após a inauguração de Brasília;
-
Edições históricas do Jornal de Brasília e recortes de jornais sobre a construção e a inauguração do autódromo;
-
Um vídeo de 1972 com imagens das obras do circuito durante o 12º aniversário da capital;
-
Um acervo fotográfico com mais de mil imagens, que registra desde o início das obras até os anos 2010, incluindo a primeira corrida de rua realizada na cidade.
Os historiadores Elias Manoel da Silva e Victor Hugo Tambelini, do Arquivo Público, revisitaram essa memória para reconstituir a origem do projeto do autódromo, idealizado 14 anos após a fundação de Brasília e executado pelo Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF).
O acervo está disponível para consulta pública no Arquivo Público do Distrito Federal, localizado na SGO Qd. 05, Lote 23, Bloco B (Antigo TSE), Asa Norte, Brasília – DF.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Arquivo Público do DF









