Edmilson Ferreira Vasconcelos, de 48 anos, descobriu durante a pandemia de covid-19, em 2020, que tinha um talento especial na marcenaria. Supervisor de setor na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o artesão prepara algumas das obras que vão compor cenários do maior festival de motos e rock da América Latina, o Capital Moto Week (CMW) 2024, que começa no próximo dia 18, na Granja do Torto.
Trabalhos artísticos de Edmilson Vasconcelos são feitos com madeira de reaproveitamento | Foto: Divulgação/ Novacap
“Com mais dois colegas, estamos produzindo quatro esculturas, uma delas com mais de duas toneladas, tudo em madeira e no melhor estilo rock’n’roll”, disse o artista, sem querer mostrar muito do que está sendo feito, para garantir a surpresa dos visitantes. “Essas peças ficarão em pontos estratégicos. As pessoas vão poder interagir com elas, e garantimos que vão se surpreender.”
“A própria natureza dá a forma. A gente apenas molda”
Edmilson Ferreira Vasconcelos, servidor da Novacap
As obras são feitas com madeira de reaproveitamento, provenientes de árvores mortas ou condenadas, como eucalipto e tamboril. De acordo com Edmilson, a previsão é que tudo fique pronto dentro de 10 dias, para que seja instalado no local.
O primeiro passo para a produção das esculturas foi escolher as árvores maiores. Na sequência, os troncos foram transportados para a oficina da Novacap, onde foram serrados. Só então começou o processo de esculpi-los. “A própria natureza dá a forma. A gente apenas molda”, observou Edmilson. O último passo será envernizar as obras.
Esse é o primeiro trabalho de grande porte do artista para um festival. Ele começou a fazer peças em madeira quando recebeu uma mesa errada de um marceneiro. Ele mesmo pesquisou na internet como consertar o erro e, com as sobras, ainda produziu mais três objetos ornamentais.
Festival
O Capital Moto Week é o maior festival de motos e rock da América Latina e ocorre entre os dias 18 e 27 deste mês, no Parque Granja do Torto.
A expectativa é que a Cidade da Moto receba até 800 mil pessoas, 350 mil motocletas e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo. Serão mais de 100 shows, com atrações como Raimundos, CPM 22, Humberto Gessinger, Sepultura, Detonautas, Call The Police, Blitz e Fernanda Abreu.
*Com informações da Novacap
Fonte: Agencia Brasília