Por Cris Oliveira
Presidente da TCB vira alvo de escândalo
O conhecido Pastor Chancerley de Melo Santana, presidente da TCB, foi denunciado pelo MPDFT por estupro de vulnerável e violência doméstica. Os crimes teriam sido cometidos entre 2019 e 2024. O caso gerou forte repercussão dentro e fora do GDF, com pressão crescente pela exoneração. O silêncio dos Republicanos, partido ligado à Igreja, começa a incomodar: vão manter o aliado no cargo?
Nublado, porém quente
A temperatura nos bastidores do poder subiu com força nesta última semana de abril. Com articulações de olho nas eleições de 2026, escândalos que abalaram o GDF, anúncios de obras estratégicas e uma condenação simbólica contra o discurso de ódio, a política do Distrito Federal ferveu e quem achou que seria uma semana morna se enganou.
Nikolas Ferreira é condenado por transfobia
A Justiça de Brasília condenou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) a pagar R$ 200 mil por danos morais coletivos. O motivo? A encenação de “Deputada Nikole” no Dia da Mulher, considerada ofensiva à população trans. A sentença da 12ª Vara Cível reforça que o espaço público não é palco para escárnio e transfobia.
União Progressista é oficializada e agita sucessão no Buriti
A fusão entre União Brasil e PP criou a maior federação do país: a União Progressista. A megaestrutura reúne 109 deputados, 14 senadores, seis governadores e mais de 1.300 prefeitos. No DF, o movimento fortalece Celina Leão (PP), cotada como pré-candidata ao Buriti.
Ibaneis leva segurança ao Sol Nascente
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou a construção de um novo batalhão da PMDF, um grupamento dos Bombeiros e projeto de uma nova delegacia no Sol Nascente. O investimento mira uma das regiões mais populosas do DF e atende a demandas históricas. “Estamos garantindo dignidade e segurança”, declarou Ibaneis.
PSDB e Podemos em rota de colisão
Tucanos e Podemos ensaiaram uma fusão, mas a união patina. Mesmo com aval da bancada do PSDB, lideranças regionais rechaçaram a proposta, que foi mal recebida até entre aliados históricos. Marconi Perillo tentou, mas o partido parece mesmo em estado terminal.
Ibaneis no Senado e Celina no Buriti?
A dobradinha para 2026 já está em gestação. Enquanto Ibaneis articula sua candidatura ao Senado com apoio do MDB e da nova federação, Celina Leão desponta como o nome natural à sucessão no GDF. Nos bastidores, os movimentos são nítidos e silenciosos.
Quando o palanque vira palco de arrogância
Como dizia vovó: “um besta custa a criar, mas quando cria…”. Anda de ônibus com motorista à disposição, come nas casas das lideranças mesmo tendo o rico cartão corporativo e acha que servidor de UPA tem tempo livre para avaliar seu chique terno. O DF assiste, mais uma vez, a demagógica de quem nunca teve conhecimento de suas causas, mas que se aloja em um partido que já desgovernou a cidade. Bala na agulha, cargo público usado como trampolim, as aparências bem distante da realidade.
Destruição de UPA em Ceilândia gera críticas à postura do ex-interventor
Enquanto foi rigoroso com os atos de vandalismo na Esplanada em 8 de janeiro de 2023, o ex-interventor da Segurança Pública se manifestou em suas redes sociais, levantando apenas a falta de atendimento e fechando os olhos diante da depredação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Ceilândia. Tratamento desigual e omissão, afinal de contas: patrimônio público é patrimônio público seja na Ceilândia ou na Esplanada.
A política do DF segue em ebulição
Se por um lado há obras, anúncios e alianças de olho em 2026, por outro lado há escândalos, vaidades e discursos que desafiam os limites da responsabilidade pública. Abril termina com o clima mais quente do que nunca nos bastidores da política.