As Rivais retorna aos palcos em Brasília celebrando a força das mulheres nordestinas

A Cia Em Comma de Teatro apresenta o espetáculo As Rivais, uma obra lírica que celebra a força das mulheres...


Cia Em Comma de Teatro apresenta o espetáculo As Rivais, uma obra lírica que celebra a força das mulheres brasileiras e a riqueza da cultura popular nordestina. A peça traz ao palco uma narrativa intensa, entrelaçando poesia, tradição popular e crítica social, e mergulhando no universo feminino com sensibilidade e potência.

Com cores vibrantes, humor e a força do imaginário nordestino, As Rivais questiona os limites entre vida e morte, emocionando o público ao tratar das batalhas íntimas de mães solo. O desejo dos artistas é claro: manter viva a homenagem às mulheres e ao Nordeste, reafirmando a arte como espaço de resistência e memória.

Retorno aos palcos

Apresentado pela primeira vez em Brasília em março de 2019, o espetáculo conquistou o público, mas teve sua trajetória interrompida pela pandemia da COVID-19. Agora, em 2025, retorna em grande estilo com a 2ª edição – Edital FAC II – Apoio a Temporadas, estreando na Casa da Cultura do Núcleo Bandeirante, com entrada gratuita e acessibilidade garantida.

A história

A peça tem como tema central a vida de Umbilina, uma nordestina que perdeu nove de seus dez filhos e luta para transformar o único sobrevivente em personagem da literatura de cordel. Para ela, apenas as palavras podem garantir a vida eterna. Entre drama, comédia e realismo poético, a narrativa acompanha sua jornada de resistência, marcada pela memória, pelos silêncios e pela força das mulheres solo, diante da morte e do apagamento de sua história.

Vozes da criação

Para o autor da dramaturgia, Cícero Belmar, “As Rivais possui um grande significado, representando o reconhecimento da cultura popular do Nordeste por artistas de Brasília”. Já o diretor, Ernandes Silva, destaca: “Dirigir essa peça é uma forma de valorizar as mulheres e mostrar sua realidade, sobretudo das mães solo e a realidade nordestina”.


Serviço

Local: Casa da Cultura do Núcleo Bandeirante – Brasília, DF
Espetáculo: As Rivais – Cia Em Comma de Teatro
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Acessibilidade: Sim
Entrada: Gratuita
Datas e horários:

  • Dias 2, 3, 10 e 17/10 – às 10h e 15h

  • Dias 11 e 18/10 – às 19h

???? Realização: Cia Em Comma de Teatro – Santa Maria, DF

???? Redes sociais: @asrivais.ciaemcommadf | @ciaemcomma

Fonte: Bara Comunicação



Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU