Brasília entra no circuito do axé com Esquentarê e Festival Micarê 2025
A capital federal mergulhou de vez no ritmo da folia com o Esquentarê e o Festival Micarê 2025, que agitaram Brasília entre os dias 1º e 3 de maio, consolidando a cidade como uma nova potência do axé no Brasil. Mais de 30 mil pessoas participaram da maratona de shows, que reuniu grandes nomes do gênero em uma celebração à música, à cultura baiana e à sustentabilidade.
A abertura da folia ficou por conta do Esquentarê, na quinta-feira (1º), na AABB Brasília. O comando foi de Tuca Fernandes, que celebrou 14 anos de carreira solo com um show especial. No repertório, sucessos consagrados e uma homenagem marcante aos 40 anos do axé, incluindo um remix inédito de “O Descobridor dos Sete Mares”, clássico de Tim Maia, em parceria com o DJ Matheus Bala. A festa foi um esquenta de respeito, com direito a nostalgia e inovação na mesma batida.
Na sexta (2) e no sábado (3), o Festival Micarê transformou o estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha em um verdadeiro corredor da folia. Na sexta, o line-up foi estrelado por Bell Marques, Banda Eva, Xanddy Harmonia e Tomate, garantindo energia do início ao fim. No sábado, a animação continuou com Rafa & Pipo, Durval Lelys e Timbalada — que emocionou o público ao chamar a esposa, Thyara, ao trio para um beijo apaixonado — além de mais uma performance eletrizante de Bell Marques.
Além da música, o evento se destacou por seu compromisso com o meio ambiente: esta foi a primeira micareta do Brasil a receber o selo Carbono Zero. Todo o impacto ambiental do festival foi medido e compensado com créditos certificados de carbono. A organização também promoveu ações de incentivo ao transporte sustentável, gerenciamento consciente de resíduos e arrecadação de alimentos, que serão doados integralmente à instituição Abrace.
Com uma estrutura de ponta, experiências memoráveis e responsabilidade socioambiental, o Festival Micarê 2025 não apenas animou o feriadão do brasiliense, mas também firmou Brasília no mapa das grandes festas de axé do país — um feito que promete se repetir e crescer ainda mais nos próximos anos.
Veja os registros feitos por Messias Santos: