Depois de nove anos compondo, experimentando e brincando com os sons da cultura popular, a Banda Brincantantes está pronta para uma estreia mais que especial. Neste sábado (06/12), a partir das 19h, os 20 jovens músicos, com idades entre 7 e 14 anos, sobem ao palco montado na Associação Ludocriarte para o lançamento de duas músicas autorais.
Mais do que um show, o evento gratuito é a celebração de um percurso. Pela primeira vez, as crianças e adolescentes vivenciam a experiência completa de um artista: figurino próprio, estrutura técnica profissional para produção e gravação das músicas, além da emoção de lançar suas criações para o mundo em um show aberto ao público. A iniciativa é resultado de um ano de trabalho intensivo, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A Brincantantes é fruto de nove anos de vivência musical dentro da Associação Ludocriarte, que há mais de duas décadas oferece atividades artísticas e educativas para crianças e jovens de São Sebastião. Sob coordenação de Rose Almeida e produção musical de Daniel Pitanga, a banda é um espaço onde o desejo de fazer música encontra acolhimento, liberdade e experimentação. Junto aos oficineiros de Música Daniel Guedes e Carol Dias, as crianças compõem suas próprias letras, criam arranjos, desenvolvem repertório e descobrem novas possibilidades sonoras.
“O nosso trabalho na banda é a fusão entre a livre expressão e o brincar. A música surge desse lugar de experimentação lúdica. Quando uma criança pega um instrumento para ‘brincar’ de fazer som, ela está, na verdade, iniciando uma profunda relação com a arte. A técnica vem para servir a essa criatividade, nunca para engessá-la”, destaca Rose Almeida.
Atualmente, já são 15 canções autorais criadas ao longo da trajetória, que estão disponíveis em plataformas online (ouça aqui). As crianças e adolescentes do grupo são protagonistas em todo o processo criativo: criam as letras, elaboram o repertório e experimentam técnicas em instrumentos de sopro, corda, percussão e canto.
A voz do Cerrado e o reggae da comunidade
As duas novas músicas que serão apresentadas neste sábado são fruto de uma jornada de descobertas. Durante oficinas realizadas ao longo do ano, os Brincantantes exploraram ritmos como ijexá, ciranda, coco e samba pisado. Desse caldeirão cultural, escolheram dois para darem voz às suas próprias histórias.
A primeira música, um samba pisado, nasceu inspirada no mestre Tico Magalhães, fundador do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. A letra, elaborada de forma coletiva a partir de uma chuva de ideias, é um passeio poético pelo Cerrado e traz a participação especial de Dinho Lacerda e Manuela Abdala, que também integram o grupo reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.
Já a segunda canção, construída sobre a vibração do reggae, é uma verdadeira carta de amor à cultura da comunidade de São Sebastião e às vivências dentro da própria Ludocriarte. Criada como um presente para celebrar os 20 anos da instituição, a música traduz a relação afetuosa das crianças com o espaço que há tanto tempo mantém viva a chama do brincar, da arte e da livre expressão.
A faixa conta com a participação de artistas da própria comunidade como a cantora Ane Eoketu, Sherwin Morris (Instituto Cultural Congo Nya), o poeta Paulo Dagomé, além das sócias-fundadoras da Ludocriarte Magda Regina e Maria Lúcia Ono.
SERVIÇO:
Banda Brincantantes – lançamento de músicas autorais
Quando: 06/12. Sábado, a partir das 19h
Onde: Associação Ludocriarte – Q. 103, Conjunto 05, Casa 01 – St. Residencial Oeste – São Sebastião
Quanto: entrada franca
Ouça o trabalho da banda Brincantantes!
Acessibilidade: Audiodescrição disponível.
Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.








