Biblioteca Demonstrativa promove oficina gratuita de escrita autobiográfica com Natália Alencar


 

 

A vivência será conduzida a partir de cantigas, toques, cheiros e brincadeiras da tradição oral, aprendidas por Natália com mestres e mestras populares ao longo de sua trajetória. As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível aqui

 

Durante o encontro, a educadora e escritora propõe um espaço de conexão entre corpo e palavra, com cantigas, brincadeiras, diálogos e leituras poéticas que despertam o encantamento pela própria história. Esta vivência fundamenta-se na metodologia da Pedagogia Griô. A oficina se estrutura em três eixos principais:

  •  Integração: conexão pessoal e grupal;

  •  Escrita: exercício de escrita poética e produção de memória;

  •  Partilha: compartilhamento e escuta de histórias de vida.

 

Sobre a facilitadora

Natália Alencar é educadora, escritora e caminhante dos interiores do Brasil e de si mesma. Neta de poeta e filha de violeiro, acredita que a palavra é chão e abriga movimentos de inteireza. Formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e na Pedagogia Griô, desenvolve práticas educativas e artísticas que dialogam tradição escrita e oral, com foco em memória, identidade e pertencimento.

 

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

 

Serviço:

Oficina “Escuta de si: uma vivência em escrita autobiográfica”, com Natália Alencar.

Data: 24 de novembro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Demonstrativa EQS 506/507, W3 Sul, Brasília-DF,

Entrada gratuita 

 

Fonte: Paola Cunha – Assessora de imprensa BDB Cultural

Foto: Divulgação 

 

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU