Brasília se consolida como um destino seguro, acolhedor e cheio de experiências únicas para mulheres que viajam sozinhas. Mais de 20 redes hoteleiras da capital oferecem 15% de desconto para esse público, em uma iniciativa promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional).
As novas ações para promoção da equidade de gênero foram anunciadas na terça-feira (18) pelo ministro do Turismo, Celso Sabino. Segundo ele, “essas medidas vão ajudar o setor e dar mais oportunidade às mulheres que atuam na indústria do turismo, assim como àquelas que desejam conhecer o Brasil em viagens solos, tendo mais esse estímulo com tarifas especiais na rede hoteleira nacional”.
A capital, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, é famosa por sua arquitetura modernista, pelo bioma do cerrado e pela hospitalidade de quem vive na cidade. A promoção permite que mulheres explorarem Brasília com tranquilidade e economia, aproveitando cada detalhe da cidade.
Para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, a iniciativa valoriza o protagonismo feminino e fortalece a imagem da capital como um destino seguro: “Acreditamos que essa medida amplia o acesso de mulheres que desejam viajar sozinhas a uma experiência confortável, com custo-benefício atrativo. Brasília é uma cidade moderna, acolhedora e cheia de atrativos culturais, arquitetônicos e gastronômicos. Queremos que cada vez mais mulheres se sintam convidadas a conhecer e viver a capital”, afirma ele.
Para garantir o desconto, basta selecionar um hotel participante, informar o programa no momento da reserva e aproveitar a estadia. A ação incentiva não apenas o turismo, mas também a valorização de experiências culturais e históricas únicas da capital federal.
Benefício para empresárias
Empresárias agora podem suspender por até seis meses os pagamentos de financiamentos já contratados e terão o mesmo prazo para começar a pagar novos empréstimos. A medida busca facilitar o acesso ao crédito e apoiar mulheres na conciliação entre maternidade e carreira.
Com as mudanças no Fungetur, os prazos ficam mais flexíveis:
-
Capital fixo: amortização de 246 meses (antes 240) e carência de 66 meses (antes 60).
-
Bens: amortização de 126 meses (antes 120) e carência de 54 meses (antes 48).
-
Capital de giro isolado: amortização de 126 meses (antes 120) e carência de 30 meses (antes 24).
Segundo o ministro do Turismo, a iniciativa reconhece a importância de apoiar mulheres em um momento sensível e decisivo para suas famílias e negócios.
Novo Fungetur
O Fungetur é um programa do Ministério do Turismo que oferece crédito de até R$ 15 milhões, com juros de até 5% mais INPC e até 5 anos de carência. Para acessar, é necessário registro no Cadastur, obrigatório para hotéis, agências, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos e guias de turismo (MEI).
Confira [aqui] a lista de agentes financeiros participantes.
Texto por João Lucas Santana, com informações de Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo e SETUR-DF