Como um delicioso petisco que antecede o aguardado prato principal, o grupo Samba Que Elas Querem lança o single “Pérola Negra Passou Por Aqui” no dia 14 de novembro, em todas as plataformas digitais de música. Homenageando a inesquecível cantora e compositora Jovelina Pérola Negra (1944-1998), uma das maiores referências femininas do samba e do grupo carioca formado por oito mulheres, a primeira canção inédita conta com a ilustre participação da cantora Cassiana Pérola Negra, filha única de Jovelina, e abre os caminhos para “O Samba Que Elas Querem é Assim”, álbum que será lançado em dezembro.
Formado por Silvia Duffrayer, Cecília Cruz, Mariana Solis, Giselle Sorriso, Thay Carvalho, Bárbara Guimarães, Karina Neves e Maria Angélica Marino, o “Samba Que Elas Querem” foi criado em 2017 e, desde então, ocupa as ruas e os espaços historicamente masculinos do samba carioca. Ser mulher no samba é sustentar a tradição, ocupar um espaço de poder e de pertencimento e reforçar a resistência. Reconhecidas pela qualidade do trabalho, pela força dos arranjos e pela autenticidade de sua identidade artística, as integrantes não precisam mais “ganhar no grito”. Hoje, são aplaudidas como sambistas, com respeito conquistado pelo resultado artístico que entregam.
“É uma honra contar com uma artista da grandeza de Cassiana, uma referência no cenário atual do samba. Gravar uma homenagem à Jovelina com sua filha é extremamente significativo para nós. Além da força de sua voz marcante, esse encontro representa uma forma viva e emocionante de dar continuidade ao legado de sua mãe”, vibra Cecília Cruz, cavaquinista e compositora do single ao lado de Silvia Duffrayer. “Em nossas rodas celebramos mulheres que marcaram o samba, e Jovelina representa essa força e relevância como uma das maiores partideiras do Brasil. Essa homenagem busca ser um gesto de continuidade, resistência e inspiração”, complementa Silvia.
Em paralelo ao movimento de lançamentos musicais, a caminhada profissional do grupo segue em plena expansão, conquistando cidades para além do Rio de Janeiro, onde tudo começou e já conquistou um público fiel. E a prova disso é que a primeira cidade que conhecerá o single ao vivo, após o seu lançamento oficial, será Brasília, onde as artistas se apresentam pela primeira vez. O show acontece dia 15 de novembro, às 18h, no Samba da Tia Zélia, realizado no Espaço MM Cultura. Na sequência, as talentosas sambistas aportam em São Paulo e, com a participação de Cassiana Pérola Negra, realizam seu show dia 22 de novembro, às 22h, no Movimento Cultural Recreativo Dois-Dois.
A música que antecede o lançamento do primeiro álbum do grupo reafirma a conexão do coletivo com sua ancestralidade e com as vozes que abriram caminhos no samba. “As músicas que a Jovelina canta já fazem parte do nosso repertório desde o início da banda. Homenageá-la é uma forma de agradecer por tudo aquilo que aprendemos com as suas gravações e composições. A música possui uma letra e uma melodia forte, muito inspirada nas canções que a Jovelina gravou”, finaliza Mariana Solis, cantora do grupo.
SERVIÇO
Data: 15 de novembro (sexta-feira), às 18h
Local: Samba da Tia Zélia – Espaço MM Cultura (Brasília – DF)
Entrada: Couvert artístico – R$ 13,00
Atração: Grupo Samba Que Elas Querem
Participação especial: Cassiana Pérola Negra
Fonte: Marrom Glacê Assessoria









