Nascido e criado em Sobradinho (DF), o marchador Caio Oliveira de Sena Bonfim escreveu mais um capítulo histórico para o esporte brasileiro. Na noite da última sexta-feira (19/9), manhã de sábado em Tóquio, o atleta conquistou a medalha de ouro nos 20 km da marcha atlética no Mundial de Atletismo, alcançando sua quarta medalha em edições da competição.
O ouro no Japão soma-se à prata nos 35 km — conquistada há uma semana, também em Tóquio — e aos bronzes nos 20 km das edições de Budapeste-2023 e Londres-2017. O feito consolida o brasiliense como um dos maiores nomes da modalidade em nível mundial.
“Eu não sabia que era ouro. Passei o chinês e o espanhol na última volta e, quando cheguei ao estádio e vi a faixa, pensei: ‘meu Deus, eu vou ser campeão do mundo!’”, relatou o atleta à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Atleta da equipe CASO, gerenciada por seus pais em Sobradinho, Caio se tornou apenas o terceiro brasileiro a conquistar um título mundial de atletismo, depois de Fabiana Murer (2011) e Alison dos Santos (2022).
Além do novo título, o marchador já havia feito história em 2024, ao conquistar a medalha de prata nos 20 km da marcha atlética durante as Olimpíadas de Paris.
Do cerrado do Distrito Federal às pistas do mundo, Caio Bonfim reafirma sua trajetória de superação e consolida Sobradinho no mapa do atletismo mundial.
Texto por João Lucas Santana
Foto de capa: Fernanda Paradizo/CBAt