Carreta com 20 toneladas de açúcar e óleo de soja é retida sem documentação fiscal

13/05/2024 às 18:21, atualizado em 13/05/2024 às 18:31 Auditores da Secretaria de Economia atuaram


13/05/2024 às 18:21, atualizado em 13/05/2024 às 18:31

Auditores da Secretaria de Economia atuaram nas BRs 020 e 060, em transportadoras e no aeroporto entre sexta-feira (10) e domingo (12)

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Entre sexta-feira (10) e domingo (12), auditores da fiscalização tributária da Secretaria de Economia (Seec) apreenderam R$ 350 mil em mercadorias irregulares. Entre os produtos, foi retida uma carreta com 20 toneladas de açúcar e óleo de soja sem documentação fiscal. Também houve a apreensão de produtos eletrônicos, vestuário, material de construção, vinhos e suplementos alimentares. No aeroporto, os auditores flagraram medicamentos.

Fiscalização da Receita do DF identificou carreta com 20 toneladas de açúcar e de óleo de soja sem documentação fiscal | Foto: Divulgação/Seec

Os produtos entrariam em circulação com notas fiscais irregulares. Entre os documentos encontrados estão erros de registro das notas e falsas informações, que seriam usadas por vendedores e compradores para sonegar impostos.

“A fiscalização tributária do DF combate a sonegação fiscal, proporcionando uma sensação de risco àqueles que insistem em deixar de cumprir suas obrigações fiscais junto à Receita do DF. Tal atitude contribui positivamente para a manutenção de um ambiente de negócio concorrencial saudável, pois impede a concorrência desleal com aqueles que cumprem regularmente suas obrigações fiscais para com o DF”, reforça o coordenador de Fiscalização Tributária, Silvino Nogueira Filho.

As operações foram conduzidas pela Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GEFMT). Os impostos recolhidos são utilizados pelo estado como receitas tributárias aplicadas no desenvolvimento de políticas públicas (obras, educação, saúde, segurança, mobilidade, programas sociais, etc.) e a atuação sistemática do Fisco tem por objetivo recuperar recursos que deixariam de entrar nos cofres públicos do DF.

*Com informações da Seec

 



Fonte: Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU