Neste sábado (21), moradores de São Sebastião contaram com os serviços do Carro da Vacina na Praça do Reggae, um dos pontos mais movimentados da cidade. A iniciativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizou vacinas do calendário infantil e adulto (exceto BCG e dengue), além de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e orientações de saúde. Ao todo, 154 doses de imunizantes foram aplicadas e 128 testes rápidos realizados.
A praça, conhecida por reunir moradores ao longo de todo o dia e concentrar intenso fluxo no comércio local, foi escolhida estrategicamente como parada do veículo da SES-DF neste sábado para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Moradora da Vila São José, Rosimeire Auxiliadora Abrantes aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta com as vacinas contra hepatite e Covid-19. “Costumo vir todos os dias para tomar meu café e vi o Carro da Vacina estacionado aqui. Depois de consultar meu CPF, a enfermeira informou que eu estava com duas vacinas em atraso”, relatou. Para ela, a iniciativa facilita o acesso: “Às vezes procuramos o centro de saúde e há muita demanda. Aqui, eu achei ótimo e rápido”.
Responsável pela ação deste sábado, a enfermeira Patriciana Ribeiro ressaltou que a vacinação é uma das principais estratégias para prevenir doenças causadas por vírus, bactérias ou parasitas, além de reduzir casos graves e hospitalizações. “Manter o esquema vacinal em dia contribui para diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis e os impactos no sistema de saúde”, explicou.
Ação itinerante
A região de saúde Leste, que abrange Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral, passou a contar com o Carro da Vacina desde o ano passado. Desde o início das atividades, o serviço itinerante já percorreu diversos pontos estratégicos e tem sido bem recebido pela população.
O Carro da Vacina é uma estratégia da SES-DF para ampliar a cobertura vacinal e levar imunização diretamente às comunidades, especialmente àquelas com menor acesso às unidades básicas de saúde (UBSs). A proposta é facilitar o atendimento e alcançar pessoas que, por diferentes motivos, não conseguem comparecer às unidades fixas de saúde.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)









