Carro da Vacina leva imunização a São Sebastião neste sábado (21)

Neste sábado (21), moradores de São Sebastião contaram com os serviços do Carro da Vacina na Praça do Reggae, um dos pontos mais movimentados da cidade. A iniciativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibilizou vacinas do calendário infantil e adulto (exceto BCG e dengue), além de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e orientações de saúde. Ao todo, 154 doses de imunizantes foram aplicadas e 128 testes rápidos realizados.

A praça, conhecida por reunir moradores ao longo de todo o dia e concentrar intenso fluxo no comércio local, foi escolhida estrategicamente como parada do veículo da SES-DF neste sábado para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

A Praça do Reggae, local de bastante movimento em São Sebastião, foi o local de parada do Carro da Vacina neste sábado (21) | Foto: Jhonatan Cantarelle/ Agência Saúde DF

Moradora da Vila São José, Rosimeire Auxiliadora Abrantes aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta com as vacinas contra hepatite e Covid-19. “Costumo vir todos os dias para tomar meu café e vi o Carro da Vacina estacionado aqui. Depois de consultar meu CPF, a enfermeira informou que eu estava com duas vacinas em atraso”, relatou. Para ela, a iniciativa facilita o acesso: “Às vezes procuramos o centro de saúde e há muita demanda. Aqui, eu achei ótimo e rápido”.

O estudante João Vitor Vieira, de 23 anos, que também aproveitou a ação, destacou a importância de manter o esquema vacinal atualizado. “Apesar da desinformação que circula sobre vacinas, acho muito importante se vacinar e se prevenir de todas as doenças possíveis”, afirmou.

Responsável pela ação deste sábado, a enfermeira Patriciana Ribeiro ressaltou que a vacinação é uma das principais estratégias para prevenir doenças causadas por vírus, bactérias ou parasitas, além de reduzir casos graves e hospitalizações. “Manter o esquema vacinal em dia contribui para diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis e os impactos no sistema de saúde”, explicou.

João Vitor Vieira, estudante: “Apesar da desinformação que circula sobre vacinas, acho muito importante se vacinar e se prevenir de todas as doenças possíveis”

Ação itinerante

A região de saúde Leste, que abrange Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral, passou a contar com o Carro da Vacina desde o ano passado. Desde o início das atividades, o serviço itinerante já percorreu diversos pontos estratégicos e tem sido bem recebido pela população.

O Carro da Vacina é uma estratégia da SES-DF para ampliar a cobertura vacinal e levar imunização diretamente às comunidades, especialmente àquelas com menor acesso às unidades básicas de saúde (UBSs). A proposta é facilitar o atendimento e alcançar pessoas que, por diferentes motivos, não conseguem comparecer às unidades fixas de saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU