Neste mês de janeiro de 2026, o Programa Educativo – Rolê Cultural amplia o convite para que crianças, jovens e adultos vivam o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) como um lugar de encontro. A programação se transforma em um circuito de experiências com o Passaporte de Férias, que reúne carimbos, selos e uma recompensa para quem completar a cartela.
A classificação etária varia de acordo com a atividade, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site bb.com.br/cultura ou presencialmente na bilheteria. O CCBB abre de terça a domingo das 9h às 21h.
A proposta é simples: ao participar das ações do Educativo, o público acumula carimbos e desafios. Ao completar a cartela com 10 carimbos e 2 selos especiais, o passaporte pode ser apresentado para liberar uma recompensa, uma ação que incentiva a circulação por esse espaço cultural e a descoberta de diferentes atividades ao longo do mês. O Passaporte de Férias pode ser retirado na Sala do Educativo, mediante apresentação de ingresso de atividade do Educativo.
Atividades
Os domingos de janeiro serão mais do que especiais, e nos dias 11 e 25, das 11h às 17h, o Dia de Rolê – Liga Lúdica recebe participantes de todas as idades para jogar com réplicas artesanais de jogos antigos, originários da África, povos indígenas e período medieval.
No dia 18, das 15h30 às 18h30, é a vez do Dia de Rolê – Maria das Alembranças. Com performance da Casa Moringa, as artistas Luciana Meireles e Laysa Almeida interpretam uma aventura repleta de cantigas, histórias e brincadeiras de roda, proporcionando um momento de interação para públicos diversos.
A agenda de férias reúne ainda oficinas para diferentes faixas etárias, como Desenho Expandido (de terça a sexta, às 10h, a partir de 4 anos), Memetização de Personagens (de terça a sexta, às 14h, a partir de 8 anos), Oficina de Dança (de terça a domingo, às 16h, a partir de 4 anos), Pintura em Movimento – Arte Abstrata (às sextas, sábados, domingos e feriados, às 17h, a partir de 8 anos) e Aquarela – Rosto e Expressão (de terça a domingo, às 19h, a partir de 10 anos).
Além das atividades abertas ao público, o CCBB segue recebendo instituições e grupos com agendamento gratuito em conecta.mediato.art.br, incluindo visitas mediadas às exposições em cartaz.
Na Sala do Rolê Cultural (de terça a domingo, das 9h às 20h30), o público encontra dois ambientes permanentes e com classificação livre: o Espaço Jogos, com jogos de mesa de diferentes partes do mundo e títulos do acervo do Educativo, como Jogo Coleção de Arte BB e Jogo das Heroínas Negras; e o Espaço Leitura, com livros infantis e um clima acolhedor para pausa e imaginação.
O Espaço Conexão (de terça a domingo, das 9h às 20h30) é livre para todos os públicos e segue ativo com proposta interativa: um painel para inventar seus próprios “emojis”, em diálogo com a exposição MEME: no Br@sil da memeficação. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília, de quinta-feira a domingo. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van – De quinta a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Passaporte de Férias
Durante as férias, o Rolê Cultural convida o público a viver a programação como uma jornada interativa: o Passaporte de Férias transforma a visita em um circuito de arte, jogos e imaginação, em que cada atividade rende carimbos e desafios. A retirada do passaporte acontece na Sala do Rolê Cultural, mediante apresentação de um ingresso de atividade do Educativo. Ao completar 10 carimbos + 2 selos especiais, participantes de todas as idades podem apresentar o passaporte completo e desbloquear uma recompensa, em ação gratuita que estimula convivência, criatividade e o hábito de voltar ao CCBB para descobrir mais.
Data: Terça-feira a domingo, de 9h às 20h30
Classificação: Livre
Ponto de retirada: Sala do Educativo
Rolê na Exposição
Durante as férias escolares, o CCBB recebe grupos para visitas mediadas às exposições. Instituições, famílias e grupos de amigos podem agendar um encontro nas galerias para conhecer as obras e viver uma experiência de reflexão, escuta e troca sobre arte e cultura.
Data: Terça a sexta-feira: às 9h, 10h, 14h e 15h. Sábados, às 9h. Os horários de 9h e 14h são duplos, permitindo agendamento de 88 pessoas.
Duração: 1h30
Capacidade: 44 pessoas
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Agendamento: conecta.mediato.art.br
Rolê no Teatro e Rolê no Cinema
Escolas e demais instituições podem agendar um passeio cultural ao teatro e ao cinema acompanhadas de mediadores.
Data: conforme programação do CCBB. Confira o evento disponível em conecta.mediato.art.br
Duração: 1h
Capacidade: conforme espaço e evento em cartaz
Classificação: conforme a classificação de cada evento em cartaz
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Agendamento e programação: conecta.mediato.art.br
Rolê Espontâneo
Aberta ao público e sem necessidade de agendamento, essa atividade acontece de hora em hora e propõe mediações interativas adaptadas às diferentes faixas etárias, promovendo diálogos sensíveis com as exposições em cartaz.
Data: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h (de hora em hora)
Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Rolê Temático Territórios e Afetos
Aberta ao público e sem necessidade de agendamento. Visita com foco em arte e arquitetura. O público é convidado a conhecer obras de arte presentes nos prédios do CCBB e a conversar sobre o patrimônio arquitetônico e cultural de Brasília e seu entorno. Após a visita, os participantes são convidados a interagir com um “mapa afetivo e poético” do Plano Piloto e seu entorno.
Data: Sábados, domingos e feriados, às 10h
Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Rolê com LIBRAS
Semanalmente os encontros dinâmicos e acessíveis aproximam pessoas surdas e ouvintes por meio da arte e da cultura. A cada edição, o público vivencia uma atividade diferente, como visitas às exposições, jogos teatrais, narrações de histórias ou jogos de mesa, sempre com um intérprete de LIBRAS.
02/01 – Vivência em Libras: Jogos de mesa e sinais-chave
09/01 – Vivência em Libras na exposição MEME: No Brasil da Memeficação
16/01 – Vivência em Libras: Contação de Histórias e sinais-chave
23/01 – Vivência em Libras: Jogos de mesa e sinais-chave
30/01 – Vivência em Libras na exposição Uma História da Arte Brasileira.
Data: Sexta-feira, às 16h
Duração: 1h
Capacidade: 25 pessoas
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Sala do Rolê Cultural
O público encontra dois espaços dedicados à diversão e ao conhecimento.
O Espaço Jogos reúne jogos de mesa vindos de diferentes partes do mundo, com propostas que vão dos tradicionais aos contemporâneos, sempre conectados a linguagens artísticas, promovendo experiências lúdicas e criativas. Compõe o acervo o Jogo Coleção de Arte BB – Uma experiência lúdica que convida o público a olhar e conversar sobre imagens. No jogo, os participantes podem criar coleções de arte, perceber detalhes de cada composição e imaginar significados para as obras reunidas.
Além do Jogo das Heroínas Negras — Criação exclusiva do Educativo, que amplia o sentido do brincar ao combinar cartas com personagens, objetos, palavras e símbolos da ancestralidade africana no Brasil. Os participantes constroem histórias que ressaltam o protagonismo feminino, o pertencimento e a diversidade das experiências negras no país.
Já o Espaço Leitura é um ambiente acolhedor, repleto de livros infantis, almofadas e estantes coloridas, que convida as crianças a mergulharem no universo da imaginação e do prazer da leitura.
Data: Terça-feira a domingo, das 9h às 20h30.
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Sala do Educativo
História Contada para Bebês
Nesta contação de histórias para a primeira infância, bebês de 0 a 3 anos e famílias entram em um ambiente de luzes suaves, sons delicados e movimentos tranquilos. Em Segredos de Vaga-lumes a narrativa acompanha uma pequena luz, um vaga-lume curioso, enquanto ele explora o mundo ao seu redor. Com objetos para tocar, efeitos de luz e estímulos sonoros, a história acontece de forma interativa, despertando os sentidos e a imaginação.
Data: Sábados, domingos e feriados, às 9h30
Duração: 30 minutos
Capacidade: 10 crianças + acompanhantes
Classificação: De 0 a 3 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
História Contada
O Rolê de Histórias faz a alegria nas férias escolares e traz uma programação especial de contação de histórias. Narrativas que já passaram por aqui ao longo do ano, como História da Figueira e Um Conto do Boitatá voltam em novas versões, com outras formas de contar. Para completar, entram também pequenas histórias inéditas e surpresas. É um momento de escuta e imaginação, onde palavra, gestos e música conduzem a experiência.
Data: Sextas, sábados, domingos e feriados, às 15h
Duração: 40 minutos
Capacidade: 150 pessoas
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Vão Central
Visita-espetáculo
Durante as férias, o Rolê Cultural propõe uma visita-espetáculo que mistura artes visuais, música, teatro e dança. O público percorre o CCBB com educadores-artistas, em um trajeto sensível e lúdico que conecta arte, arquitetura e patrimônio. Ao longo do caminho, a intervenção convida a observar obras e espaços com mais atenção, descobrindo detalhes que passam despercebidos.
Data: Sextas e sábados, às 11h (com retirada de ingressos)
Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Balcão do Educativo
Oficina Sensorial para Bebês – Cantigas e Sons para Bebês
Pensada para a primeira infância, esta oficina convida bebês e famílias a explorar cantigas populares e instrumentos musicais. Em um ambiente acolhedor e sensorial, os participantes experimentam sons, ritmos e melodias, com atividades que estimulam a escuta, o vínculo afetivo e o movimento do corpo. Uma vivência musical para brincar, descobrir e compartilhar entre gerações.
Data: Sábados, domingos e feriados, às 10h e 10h30
Duração: 30 minutos
Capacidade: 15 crianças + acompanhantes
Classificação: De 0 a 3 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Oficina de Desenho Expandido
Nesta oficina, o grupo trabalha sobre uma grande imagem em mosaico, feita com vários pedaços de papel. Cada participante escolhe um fragmento do desenho e faz uma intervenção livre, usando diferentes materiais. No final, os pedaços se juntam novamente e revelam uma obra coletiva, cheia de olhares e imaginação.
Data: Terça a sexta-feira, às 10h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 4 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Oficina de Memetização de Personagens
A oficina convida o público a explorar o universo dos memes a partir da cultura pop. Inspirada na exposição MEME: no Br@sil da memeficação e no icônico Concurso Mundial do Mickey Feio em (2001), criado pela dupla Valdisnei – Daniela Brilhante e Lourival Cuquinha –, a atividade propõe releituras bem-humoradas de personagens conhecidos, transformando-os em versões estranhas, cômicas e inesperadas. Entre risos e experimentações, o público brinca com a imagem, a paródia e o exagero, criando seus próprios “mickeys feios” e outros anti-heróis da imaginação.
Data: Terça a sexta-feira, às 14h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 8 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Oficina de Dança
Nesta vivência lúdica, as crianças são convidadas a explorar o movimento e a consciência corporal de forma divertida e expressiva. Por meio de jogos, músicas, pequenas coreografias e dinâmicas coletivas, desenvolvem habilidades motoras, coordenação, ritmo e criatividade, enquanto fortalecem a socialização.
Data: Terça a domingo, às 16h
Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: A partir de 4 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Oficina Pintura em Movimento – Arte Abstrata
Nestas férias, crianças e adolescentes vão criar juntos uma grande pintura abstrata coletiva. Com pincéis, rolinhos, esponjas e até o próprio corpo, eles experimentam diferentes formas de pintar, se movimentar e expressar cores, formas e gestos. A proposta é uma oficina livre e colaborativa, em que o mais importante é o processo: criar em grupo, brincar com o movimento e deixar a imaginação guiar.
Data: Sextas, sábados, domingos e feriados, às 17h
Duração: 1h
Capacidade: 20 pessoas
Classificação: A partir de 8 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Oficina de Aquarela – Rosto e Expressão
Nesta oficina de aquarela, crianças e adolescentes vão praticar retrato a partir da observação. A atividade estimula o olhar para formas, proporções e expressões, combinando técnica e liberdade criativa. Com traços e manchas de cor, cada participante cria seu retrato com sensibilidade e um jeito próprio de representar o outro e também a si mesmo.
Data: Terça a domingo, às 19h
Duração: 1h
Capacidade: 30 pessoas
Classificação: A partir de 10 anos
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Espaço Conexão
Durante as férias escolares, o espaço Conexão segue com suas propostas interativas. Um lugar de encontro e troca, onde aprender é também brincar e criar. Em janeiro, o público é convidado a inventar seus próprios “emojis” em um ambiente que dialoga com a exposição MEME: no Br@sil da memeficação.
Data: Terça-feira a domingo, das 9h às 20h30
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Próximo ao Casulo
Rolê de Férias – Estande de Jogos
Durante as férias, o CCBB vira um ponto de encontro de games: jogos de mesa para todas as idades, com desafios ligados à arte, de jogos táteis e visuais a dinâmicas de memória, estratégia e imaginação. Educadores estarão no espaço para jogar junto e mediar as partidas. É uma forma leve de aprender brincando, fortalecer vínculos e descobrir que a arte também pode aparecer nas regras, nas peças e nas jogadas.
Excepcionalmente, nos dias 11 e 25/01 não haverá estande de jogos, por causa da intervenção Liga Lúdica.
Data: Sexta a domingo, das 11h às 18h
Duração: 7h
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Vão Central
Dia de Rolê – Liga Lúdica
Pessoas de todas as idades podem jogar e se divertir com réplicas de jogos antigos, feitas à mão com madeira reciclada. São jogos milenares, africanos, ameríndios e medievais, reconhecidos como Patrimônio da Humanidade, que resgatam histórias e memórias de culturas ancestrais. A atividade acontece ao ar livre e valoriza o brincar coletivo, despertando o espírito lúdico em todo mundo.
Data: 11 e 25 de janeiro, das 11h às 17h
Duração: 6h
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Perto do Casulo
Dia de Rolê – Maria das Alembranças
Um dos destaques da programação de férias é a performance da Casa Moringa, um coletivo de artistas brincantes. Maria das Alembranças e Maria da Luz vivem uma aventura em busca da onça encantada, guardiã do Cerrado. No caminho, elas compartilham cantigas, histórias e muita alegria, convidando o público a lembrar das brincadeiras de roda e do bem viver. A performance é interpretada por Luciana Meireles e Laysa Almeida.
Data: 18 de janeiro, das 15h30 às 18h30
Duração: 3h
Classificação: Livre
Ponto de encontro: Perto do Casulo
SERVIÇO
Rolê Cultural – Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel.: 61 3108-7600
Programação completa em ccbb.com.br/brasilia/programacao/ccbb-educativo
Ingressos: ingressos.ccbb.com.br
Agendamento para grupos e escolas: conecta.mediato.art.br
Acesso: gratuito
Classificação Indicativa: livre
De Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./Tato Comunicação









