Ceilândia reforça zeladoria urbana com mutirões de limpeza e ações preventivas contra alagamentos

Nos últimos meses de 2025, a Administração Regional de Ceilândia, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), a Novacap e o programa GDF Presente, intensificou as ações de zeladoria urbana com foco na limpeza de áreas públicas, desobstrução de bocas de lobo, retirada de entulho e manutenção do sistema de drenagem. As iniciativas alcançaram centenas de pontos da cidade, reforçando o caráter preventivo das intervenções, especialmente diante do período chuvoso.

Mais de 7 mil bocas de lobo foram desobstruídas em Ceilândia durante este ano | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia 

Durante o ano, até este mês, cerca de 7,5 mil bocas de lobo foram limpas em toda a região administrativa, que também teve substituídas 198 tampas de concreto. Somente em uma operação realizada em agosto, aproximadamente 960 bueiros foram desobstruídos, com a retirada de mais de 160 toneladas de lixo e matéria orgânica da rede de águas pluviais, beneficiando áreas como Ceilândia Centro, Ceilândia Sul e Norte, além dos setores QNQ, QNR, Setor O, Expansão, Guariroba, P Sul e P Norte.

Trabalho constante

Na mais recente edição do mutirão de limpeza, entre os dias 11, 12 e 13 deste mês, o SLU, em parceria com a Administração Regional de Ceilândia, retirou mais de 1,6 mil toneladas de lixo e entulho das ruas da cidade. A ação contemplou vias principais, áreas públicas, terrenos e pontos críticos de descarte irregular, reforçando o trabalho contínuo de zeladoria urbana e prevenção de alagamentos e problemas ambientais.

As intervenções abrangeram diversas regiões de Ceilândia, como o Centro, as áreas Sul e Norte, os setores O, P Sul e P Norte, quadras QNQ, QNR, QNM e QNP, além das margens da BR-070, bacias de contenção, avenidas principais e vias secundárias. O conjunto das ações tem caráter preventivo e busca evitar o entupimento de galerias pluviais, alagamentos e problemas de saúde pública.

As ações também contemplaram pontos estratégicos da cidade. Durante mutirão realizado em 11 de novembro, foram removidas mais de 45 toneladas de lixo e entulho das proximidades das bacias de contenção localizadas às margens da BR-070, medida fundamental para garantir o escoamento adequado das águas da chuva e reduzir riscos de alagamentos.

Já em setembro, uma força-tarefa de três dias recolheu cerca de 1,7 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente em ruas, terrenos e áreas públicas, incluindo entulho de obras, móveis velhos, pneus e lixo doméstico, contribuindo também para o combate ao mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, o trabalho contínuo vai além da manutenção visual da cidade. “A limpeza urbana e a desobstrução das bocas de lobo são medidas essenciais de prevenção”, lembra. “Elas ajudam a evitar alagamentos e contribuem diretamente no combate à dengue, garantindo mais segurança, saúde e qualidade de vida para a população”.

A Administração Regional de Ceilândia, juntamente com os órgãos parceiros, reforça o pedido de colaboração da comunidade para evitar o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas e próximo às bocas de lobo. A orientação é que a população utilize os pontos adequados de coleta e denuncie práticas irregulares. Além de sujeitar o infrator a multas, o descarte inadequado compromete o sistema de drenagem e o bem-estar coletivo.

*Com informações da Administração Regional de Ceilândia

 

Agencia Brasília

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU