Sei que estou devendo um texto sobre minhas andanças por esta cidade que tanto amamos e que tem tanta coisa para fazer, mas Brasília virou um cenário muito importante (mas do que já era) nesse ano de 2025: ela foi (e é) a sede do Clube das Leitoras. Sim, Brasília, e mais especificamente a Biblioteca Nacional, que é a nossa casa (onde as rodas de conversa acontecem).
O clube surgiu pequenininho, há exato 1 ano, em 1º/1/2025, e nesse dezembro atingiu a marca de mais de 3.500 mulheres lendo juntas (somando as rodas de conversa e os canais de Whats e do Instagram, pela bio). Fazendo uma retrospectiva, como quase sempre fazemos do ano, o clube chegou devagarinho e foi crescendo, mais do que eu previ, e que bom.
Em um país onde a soma atual de leitores ainda é menor que a de não leitores, incentivar a leitura é, para mim, uma satisfação imensa. De modo muito orgânico, mulheres passaram a ler mais, ou retomaram a leitura adormecida por vários motivos, e foram convidando amigas, que convidaram amigas, e assim fechamos o ano comemorando em uma roda temática de Natal, com muitas alegrias e também conversando muito sobre Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, que virará filme este ano, inclusive.
Lemos em 2025 pelo clube, desde janeiro, nove livros, todos muito diferentes entre si e escolhidos por votação. E agora, em 2026, o clube chega com muitas novidades, entre elas, obras escolhidas por curadoria diversa (pessoas que trabalham com literatura e personalidades) e, principalmente, de autoras e autores (sim, no clube lemos homens também!) Nobels, para treinarmos ainda mais o olhar para uma literatura premiada (se acharemos bons como a Academia Sueca achou, aí já será assunto para outra coluna! Rs!).
Em 2026, haverá eventos do clube pela cidade, mas isso ainda é surpresa e volto aqui para contar, nesse espaço gentilmente cedido pelo Visite Brasília, site que divulga sempre o melhor de Brasília e que incentiva a cultura!
Se você é mulher e colocou como uma das suas metas para este ano ler mais, trabalhar mais a mente, a cognição, a criatividade, e quer tornar esse um hábito com várias outras mulheres: nosso clube está de portas abertas (e muitos livros com várias páginas aguardando você)!
Feliz ano, com muitas leituras e novas muitas histórias, que serão contadas dia a dia e pelos livro que leremos.
Serviço
- Rodas de conversas: último domingo de cada mês na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), às 10h, na Praça da Língua Portuguesa (temporada seca) e no Foyer (temporada de chuva)
- Instagram: @elaeasviagens – Clube das Leitoras
- TiKToK: @clubedasleitoras
- Grupo do WhatsApp: solicitação pelo direct do @elaeasviagens









