Concerto Internacional encerra seminário com obras-primas da música clássica no DF


Sinfonias, óperas, cantatas e música sacra fazem parte da programação do Concerto Internacional, que marca o encerramento do IX Seminário Internacional do Movimento Sinfônico, neste fim de semana no Distrito Federal.

Com entrada franca, o espetáculo reúne obras de compositores como Mozart, Tchaikovsky, Brahms, Vivaldi, entre outros, interpretadas por três dos principais grupos do cenário erudito local: a Orquestra Metropolitana de Brasília, a Orquestra Alberto Nepomuceno e o Coro de Câmara de Brasília — todos integrantes do Movimento Sinfônico e Coral Brasileiro (MovSinfo).

A regência será dividida entre o maestro venezuelano José Carmelo Calabrese e o maestro Ricardo Sousa-Castro, idealizador do projeto. As solistas Janette Dornellas e Marcela Cadima trarão à apresentação momentos de grande intensidade com árias do repertório operístico. Além dos músicos profissionais, o concerto também contará com a participação de jovens alunos da rede pública de ensino, atendidos por programas sociais da instituição, que subirão ao palco ao lado dos artistas experientes. A iniciativa celebra não apenas a música, mas o impacto transformador da arte na vida de centenas de crianças e adolescentes do DF. O projeto Movimento Sinfônico conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Maestro Ricardo Sousa-Castro

Maestro, compositor e pesquisador, Ricardo Sousa-Castro é diretor artístico e regente titular da Orquestra Metropolitana de Brasília, da Filarmônica IPEARTE (PA) e do Coro de Câmara de Brasília. Mestre pela Universidad Simón Bolívar (Venezuela) e bacharel pela Universidade de Brasília, tem atuação internacional em países como Alemanha, Itália, Venezuela, Argentina e Estados Unidos. Já regeu importantes orquestras e diversas óperas do repertório clássico. É também autor do livro “Os pilares da música” e fundador do Movimento Sinfônico e Coral Brasileiro – MovSinfo.

Movimento Sinfônico e Coral Brasileiro – MovSinfo

Fundado em 2012, o MovSinfo é uma organização artística e sociocultural voltada à formação de orquestras e coros, além de projetos sociais voltados a crianças e jovens da rede pública do DF. Ao longo de sua trajetória, realizou importantes concertos no Brasil e no exterior, sendo reconhecido pela qualidade técnica e impacto social. Frases como “A música que transforma vidas” e “Coro do Bem” já foram usadas pela imprensa local para descrever a atuação do movimento, que atende gratuitamente centenas de jovens em seus núcleos de formação.

Orquestra Metropolitana de Brasília

Criada em 2012 pelos maestros Ricardo Sousa-Castro e José Carmelo Calabrese, a Orquestra Metropolitana de Brasília é referência na integração entre músicos profissionais e estudantes. Atua em duas frentes: profissional e acadêmica, e mantém uma agenda regular de concertos, óperas e apresentações didáticas em escolas públicas. É o principal braço artístico e educativo do MovSinfo, com dezenas de apresentações realizadas dentro e fora de Brasília.

Coro de Câmara de Brasília

Ativo desde 2001 sob direção do maestro Ricardo Sousa-Castro, o Coro de Câmara de Brasília já interpretou grandes obras do repertório tradicional e estreou peças contemporâneas. Participou de óperas como La forza del destino, Così fan tutte, Orfeu ed Eurídice e Dido and Aeneas, além de festivais nacionais e internacionais. Trabalha em colaboração com diversas orquestras do DF e tem destaque pelo alto nível técnico e versatilidade artística.

 

SERVIÇO

Concerto Internacional
23 e 24 de agosto de 2025 (sábado e domingo), às 16h
Auditório do CEMI- Centro de Ensino Médio, no Cruzeiro – SRES Área Especial F, Cruzeiro Velho
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Fonte: Tátika Comunicação

Fique ligado em tudo o que acontece em Brasília

Cadastra-se para receber atualizações exclusivas, novidades e descontos exclusivos.

Você sabia que o Agita Brasília está no Facebook, Instagram, Telegram, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

BUSCAR

MENU