O Distrito Federal recebe neste fim de semana o Festival de Esportes Aéreos — FEA Brasília 2026, com voos de balão, Base Jump e outras atrações. O evento vai até domingo (9) no Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano e na Torre Digital, com uma programação que reúne apresentações culturais, feira de artesanato e praça de alimentação. A programação inclui, ainda, o Night Glow — espetáculo no qual os balões se iluminam ao anoitecer. Os ingressos para entrada no evento e para os voos cativos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla.
Nos dias 7 e 8 de agosto, empreendedoras ocuparão a Casa de Cultura do Guará durante o 1º Festival Transforme-se. O evento conta com a Feira Empreendedorismo, que reúne produtos artesanais feitos por mulheres. A programação também traz capacitação para agentes culturais e shows musicais com Renata Jambeiro, Elas que Toquem e Martinha do Coco. O festival será das 19h às 23h. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do evento.
- 📱 Favorite o Agita Brasília no Google e acompanhe as principais notícias do dia
- ✅ Clique aqui para seguir o canal do Agita Brasília no WhatsApp
Também neste fim de semana, o Riacho Fest 2026 ocorre no Riacho Fundo II com música, lazer e entretenimento. A entrada é franca mediante apresentação do ingresso, disponível junto à programação no Sympla.
Mais uma edição do Café com Viola ocorre neste sábado (8), no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante. A 6ª edição do evento celebra o Dia dos Pais e reúne famílias, música popular e café comunitário das 9h às 12h, com classificação livre. Mais informações estão disponíveis neste link.
São Sebastião recebe, até o próximo domingo (9), a segunda edição da Temporada Beach Bar, evento que reúne atrações e uma ação beneficente por meio da doação voluntária de alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A programação será no Espaço Tropical, com sessões gratuitas de cinema ao ar livre na quinta (6) e na sexta-feira (7), além de shows com o cantor Thiago Jhonathan, no sábado (8), e com o artista Paraná, no domingo (9).
A partir de 7 de agosto, estreia o espetáculo solo da artista circense Aisha Britto, Pelle — A Maripoza, no Centro de Pesquisa e Difusão das Artes Circenses (Galpoa), localizado na Vila Planalto. A peça fica em cartaz até domingo (9). A performance de circo contemporâneo e dança aborda temas como corpo feminino, memória e resistência. A primeira apresentação será voltada a mulheres (cis e trans). As sessões ocorrem às 20h e, após o espetáculo, haverá conversa com a artista. Toda a temporada contará com intérprete de Libras e duas apresentações terão audiodescrição para pessoas com deficiência visual. A entrada é franca mediante retirada de ingressos, disponíveis no link.
Espaços culturais
No Centro Cultural Três Poderes e Espaço Oscar Niemeyer, a população terá acesso a eventos que envolvem música, arte e imersão cultural. No Panteão da Pátria, de 6 a 8 de agosto, está em exibição a exposição de longa duração Tancredo Neves, além da Ilha de Realidade Virtual, de Anna Nery. No gramado, ocorre o Buraco do Jazz, que reúne música ao vivo das 18h até 0h.
Já no Espaço Oscar Niemeyer, é possível visitar a exposição Niemeyer por Niemeyer, de Kadu Niemeyer. No Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade) está em cartaz a exposição permanente História de Brasília em Mármore. Amostras também estão na programação do Museu de Arte de Brasília este fim de semana, além de eventos e art talks.
Os complexos culturais do DF também contam com atividades, desde aulas de dança até cursos de teatro e stand-ups de comédia. A programação completa está disponível nas páginas do Complexo Cultural de Planaltina e do Complexo Cultural de Samambaia.
No Memorial dos Povos Indígenas, aberto das 9h às 17h de terça a domingo, estão disponíveis exposições e oficinas interativas, como a de Joalheria Contemporânea — que ensina técnicas como furos com broca, nós em cordas e acabamentos feitos com fogo.
Na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), há atividades como clubes de leitura e cursos de conversação em inglês, além de eventos musicais no espaço.
O Espaço Cultural Renato Russo conta com espetáculos teatrais, exposições e oficinas. Entre elas, a oficina de Dança e Artes Marciais, no Galpão Hugo Rodas, das 19h às 22h na sexta-feira (7); o espetáculo Fragmentos, no Galpão Hugo, neste sábado (8), às 18h; e a Feira Tekoá de Cultura Indígena, na Praça Central, das 10h às 22h no domingo (9).
Turismo e passeios
Além dos eventos culturais, estão disponíveis atrativos turísticos de Brasília por meio de rotas como a Arquitetônica, do Rock, do Queijo e a Rota da Paz. Confira as rotas disponíveis no Portal de Turismo. Também seguem como opções o Zoológico de Brasília, aberto de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h30 às 17h; e o Jardim Botânico, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h — com entrada gratuita aos domingos.









