A cada treino realizado no Centro de Capacitação Física (Cecaf), no Setor Policial Sul, o time de dodgeball do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) fortalece a trajetória que o transformou em referência nacional e internacional na modalidade. Inspirado na tradicional queimada, o esporte dinâmico e estratégico conquistou espaço na corporação e já rendeu participações em competições de alto nível ao redor do mundo.
Agora, os militares se preparam para um novo desafio: representar o Brasil no World Police and Fire Games, que será realizado em julho deste ano, no Alabama, Estados Unidos.
O time de dodgeball do Corpo de Bombeiros treina para representar o Brasil no World Police and Fire Games, em julho, nos Estados Unidos | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
A história do dodgeball no CBMDF começou em 2022, quando a equipe participou pela primeira vez dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, em Rotterdam, na Holanda. O esporte, então, ganhou força entre os militares e, no ano seguinte, o time voltou a competir em nível internacional, disputando o torneio em Winnipeg, no Canadá.
Ainda em 2023, fora do âmbito da corporação, a equipe integrou a delegação brasileira no Campeonato Pan-Americano de Dodgeball, na Argentina, onde as mulheres ficaram em 4º lugar e as equipes masculina e mista alcançaram a 5ª posição.
O CBMDF tem time de dodgeball desde 2022, quando os militares participaram pela primeira vez dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, na Holanda
Dedicação e crescimento
Segundo o major Marcelo Godoy, o interesse surgiu de forma espontânea justamente durante o torneio de Rotterdam. “Montamos um time amador na época, mas o dinamismo do dodgeball nos cativou. Desde então, a modalidade não só cresceu na corporação, como também nos levou a resultados expressivos em torneios internacionais”, explica.
Com treinos regulares às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h, a equipe conta atualmente com 12 a 15 bombeiros. A terceira-sargento Fernanda Divino, formada em educação física, assumiu a responsabilidade de estruturar os treinamentos e disseminar a modalidade. “No início, éramos apenas cinco pessoas, mas conseguimos aumentar a equipe e levar o nome do CBMDF para fora do país”, destaca.
Para Fernanda, o dodgeball vai além do esporte, proporcionando um ambiente acolhedor e inclusivo. “É um jogo acessível para todas as idades e gêneros. No Pan-Americano, vimos equipes formadas por famílias inteiras, o que reforça o caráter democrático e diverso da modalidade”, completa.
“É um jogo acessível para todas as idades e gêneros”, garante a terceira-sargento Fernanda Divino, responsável por estruturar os treinamentos e disseminar a modalidade na corporação
Legado e futuro
O crescimento do dodgeball no DF ganhou ainda mais força com a sanção pelo governador Ibaneis Rocha da lei que oficializou a queimada como modalidade esportiva na capital do país em 2020. A medida abriu caminho para a profissionalização do esporte, que já possui estrutura consolidada em países como Tailândia, Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos.
Em meio aos preparativos para o próximo mundial, o objetivo da equipe do CBMDF é alcançar o pódio no Alabama e consolidar o nome da corporação como potência no dodgeball internacional. “Estamos focados em trazer mais esse título para o Distrito Federal e em continuar elevando o nome do CBMDF nas maiores competições do mundo”, afirma a sargento Fernanda Divino.
Fonte: Agencia Brasília