O Consciência Negra 2025 transforma o Museu Nacional da República em palco de celebração da identidade afro-brasileira. O evento, gratuito, é realizado pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com o Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade e apoio da Sejus-DF.
De 20 a 22 de novembro, o festival reúne nomes da música negra brasileira em três noites de shows na Arena Lydia Garcia. Além das atrações musicais, a programação inclui oficinas, palestras, manifestações culturais, espaço infantil e outras ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira.
A abertura, no dia 20, terá Ludmilla e Alexandre Pires. Em 21 de novembro, a Arena recebe Timbalada, Mumuzinho e Uel. O encerramento, no dia 22, traz Benzadeus, Psirico e Carlinhos Brown. A agenda conta também com apresentações regionais e locais selecionadas por chamamento público.
O evento ainda promove debates, moda, gastronomia e atividades formativas relacionadas à ancestralidade e ao pertencimento. Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, a iniciativa “reconhece a potência da cultura negra e reforça o compromisso do GDF com a diversidade, o acesso e a valorização da ancestralidade”.
Programação musical
20/11: Ludmilla e Alexandre Pires
21/11: Timbalada, Mumuzinho e Uel
22/11: Benzadeus, Psirico e Carlinhos Brown
Serviço
Datas: 20 a 22 de novembro
Local: Museu Nacional da República – Arena Lydia Garcia
Ingressos: (Sympla)
Informações: @consciencianegradf | @sececdf
Fonte: SECEC-DF









