A partir de 1º de março, o torneio de futsal Copa das Águas começa no Ginásio do Cruzeiro e reforça, por meio do esporte, a importância de um recurso essencial: a água. O evento é promovido pelo Instituto Social de Jovens Empreendedores (ISJE), com apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL-DF) e da Administração Regional do Cruzeiro, e marca o início das ações em torno do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.
Neste ano, o tema definido pela ONU para a data é Água e Gênero, um convite para refletir sobre a importância de ampliar o acesso justo e inclusivo da água. A mensagem dialoga diretamente com a proposta do torneio, que combina esporte, conscientização, solidariedade e equidade de gênero. A presença de jogos femininos nas oito categorias da competição incentiva espaços de participação da mulher no esporte e sua valorização dentro e fora do campo.
A abertura oficial será realizada no próprio ginásio onde ocorrerão os jogos, às 11h, e a programação segue até 22 de março, data das finais e do Dia Mundial da Água.
Além da competição, a Copa das Águas também chega com um propósito solidário: cada equipe participa com a doação de cestas básicas, que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade. Um gesto simples que transforma cada partida em um convite à cidadania.
Jogos transmitidos ao vivo
Ao todo, mais de 56 equipes participam do torneio, que já demonstra a força do futsal no Distrito Federal e a mobilização da comunidade em torno da primeira edição do evento, que promete ser muito disputada.
Para ampliar o acesso do público, todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube do campeonato (@copadasaguas). Durante a semana, as partidas ocorrem à noite, com jogos das categorias adultas masculina e feminina. Já nos fins de semana, entram em quadra as categorias de base, reforçando o caráter formativo e comunitário do torneio.
*Com informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)








